Como são feitas as escadas
Artigo: Como são feitas as escadas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Yane01 • 19/9/2014 • Artigo • 628 Palavras (3 Páginas) • 407 Visualizações
A escada é a parte mais importante nas edificações em geral, más porque toda essa importância a um aparato que serve para nada além do que ser pisado? As primeiras escadas eram escadas de mão, como aquelas que os pedreiros usam para subir nos telhados e muros, logo que foram criadas as escadas fixa, esta foi evoluindo até a escada moderna que é feita de vários materiais, não se limitando ao concreto. Hoje diversos materiais já são usados dentre eles estão à madeira, metal, pedra, vidro.
Como são feitas as escadas?
Por incrível que pareça não se mudou muito o tamanho dos degraus que eram usados nos primórdios da sua criação, isso porque não se mudou a forma de calculá-los, que é usando as dimensões da "pisada humana”. O que mais mudou desde sua criação foram os materiais utilizados na construção delas e a padronização do modo de dimensionamento dos degraus.
Esse "padrão" é obtido pela formula de Blondel, um matemático francês que propôs uma formula base para a construção de escadas.
E= Espelhos
P=Pisos
2E+P = 63cm a 65cm
M MAURICE BLONDEL
As escadas servem para unir, por degraus sucessivos, os diferentes níveis de uma construção. Para isso devem ser seguidas algumas normas:
A proporção cômoda entre o plano horizontal e o plano vertical dos degraus é definida pela expressão: 2E+P
Sendo: E = plano vertical, altura ou espelho. P = plano horizontal, largura ou piso.
As alturas máximas e larguras mínimas admitidas são:
Quando de uso privativo: altura máxima 0.25 m. altura mínima 0.19 m
Quando de uso comum ou coletivo: altura máxima 0.18 m. largura mínima 0.27 m
Os pisos dos degraus poderão apresentar saliências até de 0,02m, que não será computada na dimensão mínima exigida
Temos nas escadas a linha de plano horizontal ou linha de piso que é a projeção sobre um plano horizontal do trajeto seguido por uma pessoa que transita por uma escada. Em geral esta linha ideal se situa na parte central dos degraus, quando a largura da escada for inferior ou igual a 1,10m. Quando exceder a essa grandeza a linha de planos horizontais se traça a 50 ou 55 cm da borda interior Esta é a distância a que circula uma pessoa que com a mão se apóia no corrimão lateral e é a que se conserva nas curvas.
Sobre a linha de planos horizontais tomam-se exatamente os valores da largura do degrau, que deverão ser constantes ao longo da mesma.
O conjunto dos degraus compreendidos entre dois níveis, ou entre dois patamares chama-se lanço ou lance. Um lance não deve ter mais de que 16 degraus ou ainda não exceder a 2,90 m de altura a vencer. Se o número exceder aos valores será preciso intercalar um descanso intermediário (patamar). A largura deste deverá ser no mínimo três pisos (plano horizontal), nunca inferior à largura da escada. Em cada piso a escada desemboca em um descanso que
...