Comparação MPS.Br E CMMI
Trabalho Escolar: Comparação MPS.Br E CMMI. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafafael • 10/1/2015 • 1.962 Palavras (8 Páginas) • 518 Visualizações
MPS.BR E CMMI
Guilherme Freitas
Leonardo de Jesus
RESUMO
Este trabalho tem em seu objetivo geral fazer uma breve introdução aos modelos de desenvolvimento de softwares que nesse caso são o MPS.Br (Melhoria de Processo de Softwares) e CMMI (Capability Maturity Model Integration) tentando explorar um pouco de sua história, seus objetivos, práticas e aplicações. Os estudos desse modelos é de suma importância para pessoas que querem melhorar sua empresa na área tecnológica.
Palavras-chave: MPS.Br. CMMI. Funcionamento.
ABSTRACT
This work has in its general purpose to make a brief introduction to the software development models which in this case are the MPS.Br (Software Process Improvement) and CMMI (Capability Maturity Model Integration) trying to explore a little of its history, its goals , practices and applications. Studies of models is very important for people who want to improve their company in technology.
Keywords: MPS.Br.CMMI. Operation.
1. INTRODUÇÃO
Modelo de Governanças de TI são produzidos na maioria dos casos para servirem como uma espécie de guia para que possam melhorar outros softwares, sendo isso executado de forma avaliativa em que se segue uma escala ou mesmo, na construção de uma nova organização ou ainda em na construção de uma TI dentro de uma determinada empresa.
2. MPS.BR
O projeto tem suporte do MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia), da FINEP e do Banco Interamericano de Desenvolvimento. No Brasil o projeto é desenvolvido e gerenciado pela Softex, em convênio com as universidades e com o Governo Federal. Uma das mais relevantes vantagens do MPS.BR é seu custo bem menor de certificações em relação as normas de outros países, que são bem mais caras pois são mais direcionadas a empresas grande porte, sendo ideal para micro, pequenas e médias empresas que no Brasil são a grande maioria.
O Brasil é está entre os maiores do mundo em relação a desevolvimento de softwares, e a cada dia que passa, aumenta o nível de exigência por parte dos clientes e fornecedores no que diz respeito à qualidade e complexidade na elaboração dos softwares. Pode - se observar que as organizações estão em busca de cada vez mais a maturidade nos seus processos de software para conseguir atingir padronizações de qualidade, produtividade e eficiencia a níveis internacionais, que são essenciais para a sobrevivência no mercado de TI brasileiro.
O custo de uma certificação para uma empresa pode ser de até US$ 400 mil, o que se torna praticamenet inviável para a realidade das empresas de micro, pequeno e médio porte. Então, em uma parceria entre a Softex, Governo e Universidades, surgiu o projeto MPS.Br, que é a solução brasileira compatível com o modelo chamado CMMI, está em conformidade com as normas, padrões e regulamentações como a ISO/IEC 12207 e 15504, além de ser bem mais adequado à realidade brasileira, as empresas de TI ainda estão crescendo em comparação a outros países desenvolvidos.
2.1 DEFINIÇÃO
O MPS.BR ou Melhoria de Processos do Software Brasileiro é um projeto para a melhoria dos modelos de qualidade de processo de softwares brasileiros. Tem como finalidade a realidade do mercado de pequenas e médias empresas de criação de softwares brasileiros, ele é baseado nas normas e regulamentos como por exemplo o ISO/IEC 12207 e ISO/IEC 15504 e compatível com o CMMI.
2.2 OBJETIVO
É definir e aprimorar um modelo de melhoria e avaliação de processos de softwares, visando sempre em primeiro lugar as micros, pequenas e médias empresas, de forma a atender todas as suas necessidades de negócio de uma forma geral e ser reconhecido nacional e internacionamente como um modelo facilmente aplicável a industria de software brasileira.
2.3 NÍVEIS DE MATURIDADE
Segundo a SOFTEX (2011), o MPS.Br apresenta 7 níveis de maturidade (o que é uma caracteristica exclusiva em relação a outros processos) que são:
A - Em Otimização
B - Gerenciado quantitativamente
C – Definido
D - Largamente Definido
E - Parcialmente Definido
F – Gerenciado
G - Parcialmente Gerenciado
Figura 1: Descriçaõ dos níveis de maturidade MPS.Br
Cada nível contem áreas de processo, onde são avaliados:
• processos fundamentais
Aquisição, gerência de requisitos, desenvolvimento de requisitos, solução técnica, integração do produto, instalação do produto, liberação do produto.
• processos organizacionais
gerência de projeto, adaptação do processo para gerência de projeto, análise de decisão e resolução, de riscos, avaliação e melhoria do processo organizacional, definição do processo organizacional, desempenho do processo organizacional, gerência quantitativa do projeto, análise e resolução de causas, inovação e implantação na organização.
• processos de apoio
garantia de qualidade, gerência de configuração, validação, medição, verificação, treinamento.
2.4 APLICABILIDADE
Pode ser aplicado em qualquer tipo de empresa ou organização que tenha ênfase no desenvolvimento de produtos, sejam elas dentro de uma determinada empresa ou fornecedores externos, inclusive aquelas que possuem características de operações contínuas.
3. CMMI
O CMM foi criado em 1991 pelo Software Engineering Institute (SEI), da Carnegie Mellon University (CMU), como um modelo de qualidade para o processo de engenharia de software e foi baseado nas normas ISO 9000 e ISO 15504.
O CMMI foi inspirado nas melhores práticas para desenvolvimento
...