Jogo Educativo - MPS.BR
Dissertações: Jogo Educativo - MPS.BR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Dilaila • 2/5/2014 • 1.483 Palavras (6 Páginas) • 749 Visualizações
Modelo para A2. Desenvolvimento de um Jogo Educacional
Nome: Dilaila C. L. Soares. Matríc.: 201306141
Silvana Vieira Ramos. Matríc.: 201306148
Nome do jogo MPS.BR-Game v1.0
Informações gerais
Website
Referências de publicações
Breve descrição Desenvolvido com o objetivo de reforçar a lembrança e a compreensão de conceitos básicos do MPS.BR, o jogo MPS.BR-Game v1.0 mostra o ambiente de uma empresa fictícia especializada no desenvolvimento de softwares para o ramo hoteleiro chamada BalaSoft. O jogo consiste em acertar os processos de cada nível do jogo acerca do modelo MPS.BR. Quanto maior o acerto maior será a pontuação. A certificação A só será entregue caso a empresa BalaSoft tenha atingido determinada quantidade de pontos no total. Conquistar a certificação A significa vencer o jogo.
Foto/Screenshot
Línguas disponíveis Português
Licença (p.ex. Creative Commons)
Custo de aquisição/confecção (R$)
Caracterização em termos de aprendizagem
Área de conhecimento Software Quality
Tipo de competência Conhecimento em MPS.BR, Qualidade de Software
Nível de aprendizagem Conhecimento: induz a conhecer os processos e níveis do modelo MPS.BR.
Atitude: O jogador quer avançar de nível para conquistar a certificação A.
Objetivo de aprendizagem Reforçar a lembrança e a compreensão d os níveis do MPS.BR e seus respectivos processos.
Público alvo Profissionais, estudantes de curso do ensino técnico, de graduação e pós-graduação em computação.
Contexto (universidade, escolar, empresa)
Modo de aplicação Em sala de aula
Organização dos alunos Individual
Caracterização em termos de jogo
Meio Eletrônico
Tipo Desktop e Online
Gênero Aventura
Lista de materiais do jogo Necessita um computador com plugin do Adobe Flash
Passos do jogo O jogador (implementador do MPS.BR) deverá ir até a empresa BalaSoft para implementar o modelo do MPS.BR. Ao chegar na empresa a porta não abre. Para abri-la o jogador precisa ler (clicar) o Guia de Implementação localizado na Banca de Revistas chamada News.
Chegando à empresa BalaSoft o jogador se depara com sete portas que significam cada um dos sete níveis do MPS.BR e propositalmente também os níveis do jogo. O jogador apenas conseguirá abrir a porta do nível correspondente.
Ao abrir a porta correta, o jogador se depara com o escritório do primeiro nível (nível G) do MPS.BR e também o primeiro nível do jogo. As outras portas permanecerão trancadas. Caso o jogador abra a porta incorreta aparecerá uma mensagem informando que deve ser seguida a ordem do modelo de maturidade.
Cada escritório é formado por três funcionários que ficam aguardando o jogador distribuir os processos para serem executados. Cada processo executado corretamente receberá uma pontuação. Caso o jogador coloque algum processo errado para ser executado será adicionada uma pontuação negativa.
Enquanto o jogador não escolher os processos corretamente para serem executados, o nível não será avançado. Quando todos os processos de todos os níveis forem executados aparecerá uma seta indicativa para o jogador sair da empresa deixando subentendido que a instituição que implementa (representado pelo jogador implementador) não pode ser a mesma que avalia. Ao sair da empresa o jogador deve se dirigir a Instituição Avaliadora para então clicar no selo que simboliza a tão almejada certificação do nível A do MPS.BR.
A certificação só será entregue caso a empresa BalaSoft tenha atingido determinada quantidade de acertos no total de todos os processos executados em cada nível. A certificação neste caso significa vencer no jogo.
Feedback aos aprendizes/Debriefing Mensagens indicativas de erro.
Mensagem no final do jogo sobre o desempenho do jogador.
Caso a pontuação do jogador seja abaixo:
Menos que 500 pontos aparecerá uma mensagem dizendo a pontuação e o pedido para refazer o jogo. Não recebe certificado.
Mais de 500 e menos de 800 – mensagem dizendo que foi satisfatório, mas pode melhorar sua pontuação e que pode pegar o certificado.
Acima de 800 – Parabeniza o jogador e recebe a certificação.
Duração do jogo 30 min
Processo de desenvolvimento
Breve descrição do processo de desenvolvimento adotado e/ou referência a um processo/método utilizado Para o desenvolvimento dos gráficos será utilizada a plataforma Flash CS6. E como linguagem de programação Action Script 2.
Avaliação empírica
Objetivo(s) da avaliação Fazer com que o jogador conheça os níveis e seus respectivos processos do modelo de maturidade MPS.BR .
Tipo de estudo Esse jogo foi avaliado usando grupo de controle
Nível de avaliação O jogo foi avaliado com base no modelo de Kirkpatrick com foco no nível 1 (reação). Foram respondidos questionários após a aplicação do jogo no curso de Estratégias de Ensino na Engenharia de Software do Programa de Graduação de Ciência da Computação da UFSC durante o 2º semestre de 2013.
Tamanho da amostra
Principais resultados O jogo ajuda o aluno a memorizar os processos e seus respectivos níveis apresentados de forma mais atrativa em relação aos exercícios tradicionais.
Avaliação pessoal
Pontuação
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