Compatibilização De Projetos
Artigos Científicos: Compatibilização De Projetos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Agui_DM • 12/11/2013 • 1.428 Palavras (6 Páginas) • 395 Visualizações
AGNES DALLE MOLLE
ECV 18
RELATÓRIO DE ESTÁGIO 01
Relatório de Estágio 01 do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Leonardo da Vinci, realizado na empresa BAGIO ENGENHEIROS ASSOCIADOS, junto ao Engenheiro Civil Dorival Bagio.
Professor Tutor Externo: Luiz Florival Cipriano
RIO DO SUL SC
24/06/2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 1
2 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA 1
3 OBJETIVOS 1
4 JUSTIFICATIVA 1
5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
5.1 O que é a Compatibilização de Projetos 2
5.2 Importância e a Valorização da Compatibilização 2
5.3 Vantagens da Compatibilização de Projeto 3
6 METODOLOGIA 3
7 CRONOGRAMA 3
8 CONCLUSÃO 4
9 REFERÊNCIAS 5
1 INTRODUÇÃO
Este relatório tem como finalidade a apresentação de um roteiro de execução de estágio na empresa Bagio Engenheiros Associados Ltda., com a supervisão de um profissional de engenharia, Eng.º Dorival Bagio.
O estágio será realizado no período de 06 de agosto de 2013 a 06 de setembro de 2013. Tal atividade será desenvolvida dentro do setor de projetos da empresa, e o trabalho a ser desenvolvido será a compatibilização de projetos.
2 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA
Bagio Engenheiros Associados Ltda., empresa na qual o estágio será realizado, esta localizada na Alameda Aristiliano Ramos, n° 194, Centro, Rio do Sul –SC.
A empresa atua no mercado de projetos desde 1994, com especialidades nas áreas de concreto moldado no local, pré – moldado e estruturas metálicas.
O setor de projetos moldados no local é responsável também por abranger a área de projetos complementares.
A área de projetos complementares é responsável pela elaboração dos seguintes projetos: Arquitetônico, Hidrossanitário, Pluvial, Preventivo contra Incêndios e Compatibilização de projetos, este último sendo a área foco do estágio a ser realizado.
3 OBJETIVO
Analisar e demonstrar a importância da compatibilização de projetos em qualquer tipo de edificação sendo ela de pequeno ou grande porte, para obras residenciais, comerciais e industriais.
4 JUSTIFICATIVA
Nos últimos anos o Brasil vem passando por uma transformação na indústria da construção civil. Com o aumento na demanda de novas habitações e infraestrutura, resultado das políticas de expansão de crédito e programas de financiamento.
Este crescimento impulsiona o desenvolvimento de toda cadeia da construção civil, como novas tecnologias, materiais e equipamentos, refletindo diretamente no processo de produção dos empreendimentos.
Todo esse movimento gera mudanças, seja nos aspectos tecnológicos, culturais ou mercadológicos, influenciando diretamente na concepção dos projetos. Estes devem, cada vez mais, serem inovadores e adequados às necessidades atuais, atendendo a expectativas de construtores, incorporadores e consumidores, não só em qualidade, mas também em eficiência e produtividade.
Segundo Motteu e Cnudde (1989) quando a atividade de projeto é pouco valorizada, os projetos são entregues à obra repletos de erros e de lacunas, levando a grandes perdas de eficiência nas atividades de execução, bem como ao prejuízo de determinadas características do produto que foram idealizadas antes de sua execução. Isso é comprovado pelo grande número de problemas patológicos dos edifícios atribuídos às falhas de projeto.
O desenvolvimento dos diversos projetos necessários para a construção deve ser visto como um investimento e não como custo extra, visto que é nesta fase onde se pode antever dificuldades de execução.
5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
5.1 O que é a compatibilização de projetos?
A compatibilização de projetos consiste em gerenciar e sobrepor às interfaces dos diferentes projetos existentes na obra, antes do início da obra, evitando retrabalhos posteriores.
Os projetos devem interagir entre si. Numa obra existem muitos projetos a serem elaborados, como por exemplo, topográfico, arquitetônico, estrutural, hidrossanitário, elétrico, refrigeração, prevenção de incêndios, na grande maioria das vezes estes projetos são elaborados por diferentes escritórios, gerando ainda mais a necessidade desta compatibilização.
5.2 Importância e a valorização da compatibilização
De acordo com Fabrício et al. (1998) o processo projetual no Brasil era tratado de forma pouco investigativa pelos empreendedores, desconsiderando questões fundamentais para o desenvolvimento do empreendimento.
“Apesar dessa importância, os projetos têm sido tratados pelas empresas de construção como uma atividade secundária que é via de regra, delegada a projetistas independentes, contratados por critérios preponderantemente de preço do serviço. Outra característica dos projetos no setor é que eles são orientados para a definição do produto sem considerar adequadamente a forma e as implicações quanto à produção das soluções adotadas. Mesmo as especificações e detalhamentos de produto, muitas vezes, são incompletas e falhas, sendo resolvidas durante a obra, quando a equipe de produção acaba decidindo
...