Competição de pontes de massas
Por: Leonardo Engler • 6/10/2016 • Trabalho acadêmico • 562 Palavras (3 Páginas) • 361 Visualizações
Seção 5.3:
1. ponte:
As primeiras pontes construídas eram bastante primitivas e rudimentares, mas constituíram um dos fatores primordiais para a evolução humana, pois possibilitou as expansões territoriais, as trocas comerciais e o intercâmbio entre culturas nos primeiros séculos de formação das civilizações.
A competição de construção de pontes de macarrão é uma proposta entre alunos de engenharia de algumas universidades do país, que possui o intuito de incentivar e motivar os conhecimentos apreendidos em aula de uma forma prática. No geral, através de analises e pesquisas, o desafio é demonstrar passo a passo a construção do protótipo de uma ponte feita de macarrão bem como o esboço do projeto, cálculos utilizados e o ensaio destrutivo para verificar a quantidade máxima de carga suportada.
De um modo geral, podemos distinguir nas pontes as seguintes partes fundamentais como:
- Superestrutura;
- Mesoestrutura;
- Infraestrutura;
- Encontros;
Abaixo segue uma imagem ilustrando onde cada uma dessas regiões fica localizada no percurso da ponte:
[pic 1]
3. Comentários em relação à história do tipo de treliça adotada:
Para a construção da ponte foi utilizada o estilo Howe com Viga Pratt com banzo superior curvo, esse estilo será detalhado nos próximos parágrafos. Abaixo segue imagem demonstrando modelo de treliça com banzo superior curvo:
[pic 2]
O estilo de treliça Howe foi patenteado em 1840 por William Howe, embora tenha sido usada anteriormente. Foi amplamente utilizado no projeto de treliça de madeira, é composto de postes verticais entre a parte superior e inferior da treliça. As diagonais são unidas nas suas extremidades que coincidem num ponto com a parte superior ou inferior. Com esta disposição, as diagonais estão sujeitas a compressão, enquanto que o restante trabalha sobre tração. Abaixo segue imagem ilustrativa exemplificando esse estilo de ponte:
[pic 3]
Treliça Pratt: Ele foi originalmente projetado por Thomas e Caleb Pratt em 1844, representava a adaptação das treliças para uma utilização mais generalizada de um novo material de construção da época: o aço. Ao contrário de uma treliça Howe, aqui as barras estão inclinadas na direção oposta, de modo que as diagonais são sujeitas a tensão, enquanto que as barras verticais são sujeitas a compressão. A seguir segue uma imagem exemplificando esse estilo de treliça:
[pic 4]
4. memorial do desenvolvimento da ponte de spaghetti da equipe:
As tarefas foram organizadas através de discussões entre o grupo sobre o melhor tipo de ponte a ser adotado, qual aguentaria maior carga a partir de conhecimentos sobre tensão e compressão. Foi consultado muitas referências na internet para ter como base as experiências em outros concursos realizados, para que a partir disso pudéssemos começar a dividir as tarefas e pôr em prática tudo que foi estudado nesse período.
A maior dificuldade que o grupo teve que enfrentar foi a disparidade quanto aos horários disponíveis para nos encontrarmos para discutir sobre as tarefas e escolha do melhor estilo de ponte, visto que muitos trabalham ou possuem muitas aulas e compromissos em geral. Foi preferido nos reunirmos em alguns fins de semana para projetar e montar a ponte para o concurso.
...