Construção e carregamento da ponte massa reticulado usando tipo espaguete macarrão do número 7
Projeto de pesquisa: Construção e carregamento da ponte massa reticulado usando tipo espaguete macarrão do número 7. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vishoyo • 19/11/2013 • Projeto de pesquisa • 1.298 Palavras (6 Páginas) • 430 Visualizações
Pag- 2 - Trabalho – Ponte de Macarrão Maio/2007
1. TEMA DO TRABALHO: 3
2. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: 3
3. OBJETIVOS DO TRABALHO: 3
4. REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO: 4
5. CONSTRUÇÃO: 7
6. COMPETIÇÃO: 9
7. PONTOS A MELHORAR: 10
8. CONCLUSÕES: 10
Pag- 3 - Trabalho – Ponte de Macarrão Maio/2007
1. TEMA DO TRABALHO:
O tema do trabalho proposto é a construção e o teste de carga de uma ponte treliçada, utilizando macarrão do tipo espaguete Barilla número 7 e colas epoxi e quente (tipo silicone, aplicada com pistola), conforme especificado no regulamento da competição. A ponte deve ser capaz de vencer um vão livre de 1 m. A construção da ponte deverá ser precedida da análise de algumas opções possíveis de tipos de pontes e do projeto detalhado do tipo de ponte escolhida.
2. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO:
O trabalhofoi realizado em grupo, sendo cada grupo formado por até 10 alunos da disciplina. Foi utilizados para confecção da Ponte as duas aulas do dia 8/05/07, onde foi dado inicio a construção da ponte, com término no Sábado dia 19/05/07, onde a aquipe se reuniu para continuidade da construção.
3. OBJETIVOS DO TRABALHO:
O objetivo principal do trabalho proposto é motivar nos alunos o desenvolvimento de habilidades que lhes permitam: aplicar conhecimentos básicos de Mecânica dos Sólidos para resolver problemas de Engenharia utilizar computadores para resolver problemas de Engenharia projetar sistemas estruturais simples comunicar e justificar seus projetos em forma oral e escrita trabalhar em grupo para executar seus projetos.
4. REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO:
a) Disposições gerais:
1 -Sugere-se que cada integrante do grupo utilize dois pacotes de 500 g de massa do tipo espaguete Barilla número 7.
2 - Cada grupo poderá participar com apenas uma ponte. 3 – Cada grupo terá no máximo 10 componentes.
Pag- 4 - Trabalho – Ponte de Macarrão Maio/2007 b) Normas para a construção da ponte:
1 - A ponte deverá ser indivisível, de tal forma que partes móveis ou encaixáveis não serão admitidas.
2 - A ponte deverá ser construída utilizando apenas massa do tipo espaguete número 7 da marca Barilla e colas epoxi do tipo massa (exemplos de marcas: Durepoxi, Polyepox, Poxibonder, etc.) e do tipo resina (exemplos de marcas: Araldite, Poxipol, Colamix, etc.). Será admitida também a utilização de cola quente em pistola para a união das barras nos nós. Outros tipos de cola poderão ser admitidos se submetidos previamente à consideração do(s) professor(es) da(s) turma(s) participante(s) da competição.
Massa Espaguete:
Fig. 1 – Macarrão Barilla nº 7 Colas Epoxi tipo massa:
Fig. 2 – Massa Epoxi – Polyepox
Pag- 5 - Trabalho – Ponte de Macarrão Maio/2007
Colas Epoxi tipo resina
Fig. 3 – Cola Araldite Cola Quente em pistola
Fig. 4 – Pistola de cola quente
3 - O peso da ponte (considerando a massa espaguete e as colas utilizadas) não poderá ser superior a 750 g.
4 - No limite de peso prescrito (750 g), não serão considerados o peso do mecanismo de apoio fixado nas extremidades da ponte (descrito a seguir, no item 7), nem o peso da barra de aço para fixação da carga (descrito a seguir, no item 10), que serão estimados em 150 g.
5 - A ponte não poderá receber nenhum tipo de revestimento ou pintura.
6 - A ponte deverá ser capaz de vencer um vão livre de 1 m, estando apoiada livremente nas suas extremidades, de tal forma que a fixação das extremidades não será admitida.
Pag- 6 - Trabalho – Ponte de Macarrão Maio/2007
Fig. 5 – Esquema de montagem da ponte
7 - Na parte inferior de cada extremidade da ponte deverá ser fixado um tubo de PVC para água fria, de 1/2" de diâmetro e 20 cm de comprimento para facilitar o apoio destas extremidades sobre as faces superiores (planas e horizontais) de dois blocos colocados no mesmo nível.
8 - Cada extremidade da ponte poderá prolongar-se até 5,0 cm de comprimento além da face vertical de cada bloco de apoio. Não será admitida a utilização das faces verticais dos blocos de apoio como pontos de apoio da ponte.
9 - A altura máxima da ponte, medida verticalmente desde seu ponto mais baixo até o seu ponto mais alto, não deverá ultrapassar 50 cm.
10 - A ponte deverá ter uma largura de 20 cm, ao longo de todo seu comprimento.
Pag- 7 - Trabalho – Ponte de Macarrão Maio/2007
5. CONSTRUÇÃO: Material utilizado para a construçao da ponte.
Fig. 6 – Material utilidado na construção da ponte
Foi utilizado dois pacotes de macarrã marca Barilla número 7. Para conexão das junções da ponte foi utilizado a cola marca Polyepox, totalizando um total de 5 caixinhas desta cola. Também
...