Compreendendo o Uso das Balanças de Laboratório
Por: Pereira Nascimento • 31/8/2017 • Trabalho acadêmico • 975 Palavras (4 Páginas) • 222 Visualizações
ASSOCIAÇÃO PIRIPIRIENSE DE ENSINO SUPERIOR – APES.[pic 1]
CHRISTUS FACULDADE DO PIAUÍ- CHRISFAPI.
CURSO: BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: QUÍMICA
PROFESSOR: BRITO
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA:
Compreendendo o Uso das Balanças de Laboratório
[pic 2]
PIRIPIRI – PI 2017
INTRODUÇÃO
O presente relatório foi elaborado com base em aula prática da disciplina de Química do Curso de Engenharia Civil da Faculdade Chrisfapi. Sob orientação do Professor Brito, docente responsável pela disciplina, a aula foi ministrada no dia 21 de agosto de 2017 no Laboratório de Química da respectiva faculdade.
Tal encontro entre acadêmico e professor culminou com o aprimoramento de conhecimentos e com a instrução dos estudantes de engenharia civil para de forma hábil usar equipamentos de medidas de massa em laboratório.
Na prática-laboratorial foram usadas como demonstração e objeto de estudo, as balanças digitais e “de prato”, essa também conhecida como balança analítica. Nessas análises inferiu-se que para encontrar o nível de precisão de cada balança é imprescindível levar em conta suas limitações, como por exemplo: a capacidade que cada uma pode suportar no ato da pesagem e seu desempenho frente aos resultados os quais se desejam.
As atividades feitas com balanças no ambiente laboratorial requer conhecimento. Até porque a pesagem de um material depende de uma série de fatores: desde a balança, quem a opera, até o ambiente em que ela se encontra.
resumo
Qualquer atividade/experimento químico envolve a utilização de uma variedade de equipamentos de laboratório, às vezes bastante simples, porém, com finalidades específicas. O emprego de um dado material ou equipamento depende de objetos específicos e das condições em que serão realizados os experimentos.
O presente relatório abordará assuntos pertinentes ao conhecimento desses materiais e equipamentos básicos de um laboratório, como também suas aplicações específicas, inserindo o raciocínio e a prática de observação para a investigação de propriedades químicas de algumas substâncias de uso cotidiano.
A determinação de massas ou pesagem é uma das mais comuns e importantes operações de laboratório. Para isso, vários tipos de balanças são encontrados nesse ambiente, desde as utilizadas em pesagem mais grosseiras até as de grande sensibilidade. Elas se dividem em:
- Balanças semi-analíticas – são balanças de prato simples e manejo simplificado, nas quais a leitura da massa é feita através de uma escala digital. Existem modelos com precisão de 0,01 e 0,001g.
- Balanças analíticas – são balanças de prato simples e manejo simplificado, nas quais a leitura da massa é feita através de uma escala digital. Existem modelos com precisão de 0,0001 e 0,00001g. Esses dois tipos são hoje de grande uso, tendo praticamente substituído os modelos mais antigos. O manejo de qualquer dessas balanças requer cuidados especiais, pois são instrumentos precisos e de grande sensibilidade. Assim, nunca use uma balança antes de saber como manejá-la.
SUMÁRIO
MATERIAIS E MÉTODOS
- Materiais e equipamentos utilizados:
- Balança Digital
- Balança de Prato
- Duas torneiras de Vidro (m1, m2)
- Duas rolhas (m3)
- Fura rolha (m4)
METODOLOGIA E RESULTADOS
Procedimento com as balanças digital e de prato:
1º etapa: A primeira torneira de vidro (m1) foi colocada na balança digital e a massa obtida foi 16,7g, logo em seguida foi colocado o mesmo objeto na balança de prato na qual foi verificado o valor de 16,8g. Constatou-se um aumento de 0,1g na balança de prato.
2º etapa: A segunda torneira de vidro (m2) foi colocada na balança digital e a massa obtida foi 16,4g, logo em seguida foi colocado o mesmo objeto na balança de prato na qual foi verificado o valor de 16,2g. Constatou-se uma redução de 0,2g na balança de prato.
...