Compreender na prática a análise dos solos
Por: railsonrg • 17/1/2017 • Trabalho acadêmico • 475 Palavras (2 Páginas) • 241 Visualizações
SOCIEDADE PIAUIENSE DE ENSINO SUPERIOR LTDA INSTITUTO CAMILLO FILHO
CURSO: ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: MECÂNICA DOS SOLOS I
DOCENTE: ADRIANA ARAUJO TAJRA
RELATÓRIO DA VISITA
Componentes:
Adriel Costa
Felipe Alan
Márnier Rocha
Railson Rodrigues
Teresina-PI, Novembro de 2014.
Introdução
A turma de engenharia do 6º período, do Instituto Camillo filho realizou uma visita técnica à construção do Residencial Santa Thereza, localizado na avenida São Raimundo, S/N – Bairro Cristo Rei – Teresina – PI. A obra está sento realizada pela empresa MTV Edificações LTDA. Essa visita foi orientada pelas professoras Adriana Araujo Tajra e Yáscara Lopes De Oliveira. Chegando lá recebemos os equipamentos de proteção individual (EPI) obrigatório para a circulação na obra. A obra foi dividida em 6 blocos de apartamentos, foram construídos dois tipos de prédio, alguns com 3 quartos (67m²) e outros com 2 quartos (55m²). Esses prédios eram do tipo pilotis com 9 andares acima, embaixo ficava o estacionamento.
Objetivo
Compreender na prática a análise dos solos, para determinar sua resistência afim de determinar sua capacidade de suportar cargas.
Resumo
Nessa visita foi possível compreender a análise do solo, para dimensionar e executar as fundações, com isso aprendemos como ocorre o estudo do solo e o estudo de suas capacidades de receber cargas. Alisamos o perfil de sondagem, em que foi realizado um processo de sondagem mista, rotativa e a percussão.
Desenvolvimento
O estudo do solo é de fundamental importância para dimensionar os tipos de fundação que melhor consiga se adequar ao tipo de solo, nessa obra foram executadas dois tipos de fundação, a sapata isolada e tubulão a céu aberto. A sapata isolada é fundação rasa nessa sapata se faz o arranjo do pilar que vai ficar sobre ela, na base da sapata foi colocada uma malha de ferro e concreto, pois o solo não garantia uma boa resistência. Em algumas partes do terreno notou-se que era inviável a execução de sapatas, conforme havia no projeto, pois o solo apresentou características inesperadas, pois ele não era tão rígido, então a melhor opção foi a execução de tubulão a céu aberto. Esse terreno apresentava algumas regiões que tinham um desnível em relação ao desejado. Por isso a própria empresa MTV Edificações LTDA possuidora do terreno aterrou esse terreno com restos de obra de outras construções, por isso se tornou um solo não tão rígido. Na região do bloco 3 deram problema de resistência, e só se conseguia encontrar solo bom a cerca de 8 metros de profundidade. O tubulão possuía
...