Compressibilidade
Artigos Científicos: Compressibilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: verdium • 23/3/2014 • 345 Palavras (2 Páginas) • 640 Visualizações
Compressibilidade
A compressibilidade consiste na capacidade de um corpo ou substância para reduzir o seu volume quando se encontra submetido a pressões em todas as partes, ou seja, a capacidade que um fluido possui de o volume por ele ocupado variar em função da pressão.
A compressibilidade representa-se pelo símbolo k e o seu valor é uma constante material calculada pelo inverso do módulo de compressibilidade. A expressão matemática que traduz a sua determinação é: k = -V-1 x dV/dp sendo dV/dp a razão da variação do volume com a pressão.
O módulo de compressibilidade representa a razão entre a pressão exercida sobre um corpo e a percentagem da diminuição do seu volume.
A compressibilidade exprime-se em unidades inversas de pressão, isto é, por exemplo,
em m2/N (metro quadrado por Newton).
Os gases apresentam elevada compressibilidade, enquanto que os líquidos e os sólidos possuem uma baixa compressibilidade. À pressões normais, os líquidos podem ser considerados praticamente incompressíveis. Dentro dos limites em que a Lei de Hooke é válida, a compressibilidade é independente da pressão.
Nos gases é usual efetuar a distinção entre compressibilidade isotérmica e adiabática, conforme esta se realize respectivamente a temperatura constante com trocas de calor ou sem trocas de calor.
Propriedades Físicas dos Fluidos
• Fluido : Substâncias que se deforma continuamente quando submetida a uma tensão de cisalhamento, não importando quão pequena possa ser essa tensão.
• Força de cisalhamento: componente tangencial de força que age sobre a superfície, dividida pela área da superfície, dá origem à tensão de cisalhamento média sobre a área.
• Tensão de cisalhamento num ponto: valor da relação entre a força de cisalhamento e a área, quando a área tende a um ponto.
• O fluido em contato com a superfície sólida tem a mesma velocidade que a superfície; isto é, não há
escorregamento na superfície.
• O fluido na área abcd escoa para a nova posição ab’c’d com cada partícula fluida movendo-se paralelamente à placa e a velocidade u variando linearmente de zero na placa estacionária até U na placa superior.
• A experiência mostra que F é diretamente proporcional a A e a U e inversamente proporcional a t.
...