O Fator de Compressibilidade
Por: yancostaa • 8/10/2018 • Trabalho acadêmico • 609 Palavras (3 Páginas) • 524 Visualizações
Universidade Salvador - Escola de Engenharia e Tecnologias
[pic 1]
Trabalho de termodinâmica
Tiago Brito
Yan Pedrosa
Luan Conceição
Salvador-Bahia
Setembro 2018
Sumário
Introdução...............................1
Fator de Compressibilidade....2
Especificações........................3
Gráficos..................................4
Introdução
A amônia ou amoníaco (NH3) é uma molécula formada por um átomo de nitrogênio ligado à três de hidrogênio. É obtida por um processo famoso chamado Haber-Bosch que consiste em reagir nitrogênio e hidrogênio em quantidades estequiométricas em elevada temperatura e pressão. É a maneira de obtenção de amônia mais utilizada hoje em dia.
O amoníaco pode ser, também, produzido através da reação do sal amoníaco com hidróxido de sódio, seguida de um aquecimento para que se liberte o amoníaco, sob a forma de gás. A reação do processo está descrita abaixo:
NH4Cl(aq) + NaOH(aq) → NH4OH(aq) + NaCl(aq)
NH4OH(aq) + CALOR → NH3(g) + H2O(g)
A amônia é utilizada na produção de fertilizantes que ajudam a melhorar a produção agrícola. Na indústria, a amônia é aplicada com agente neutralizador de ácidos provenientes em alguns processos a fim de proteger as equipamentos da corrosão
Fator de Compressibilidade(Z)
O fator de compressibilidade é utilizado para medir o grau de não idealidade dos gases reais. A equação do fator de compressibilidade é:
Z=[pic 2]
Quando z=1 Comportamento de um gás ideal
Quando z<1 Vreal
Quando z>1 Vreal>Videal(Forças repulsivas)
Utilizamos com exemplo a amônia:
T=300K e P=1atm
Z=0,999753 ,Logo podemos perceber que as forças intermoleculares prevalece no gas real é atrativas.O volume molar do gás real seja menor que o correspondente volume de um gás ideal.
T=400K e P=1atm
Z=0,999955.Logo podemos perceber que o gás está com comportamento próximo a de um gás ideal (Altas temperaturas, Baixas pressões e Natureza apolar da molécula)
...