TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compressores de refrigeração: princípio de funcionamento e operação.

Por:   •  1/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  678 Visualizações

Página 1 de 2

Compressores de refrigeração: princípio de funcionamento e operação.

Na aplicação de refrigeração são utilizados basicamente tipos de compressores, alternativos, centrifugo, parafuso, espiral, palhetas e lóbulos. Abaixo segue o principio de funcionamento de cada um e onde mais comumente operam.

• Compressores alternativos-São os mais antigos no mercado, são bem confiáveis e são amplamente utilizados em refrigeração residencial pela sua confiabilidade e baixo custo. Realizam o trabalho de compressão por meio de um pistão que admite o gás refrigerante para logo em seguida comprimi-lo com seu movimento alternado do mesmo, abaixo segue uma imagem que exemplifica melhor o ciclo.

Ciclo de um compressor alternativo

• Compressores centrífugos-São utilizados em instalações de grande porte, Possuem o funcionamento semelhante ao de uma turbina onde o fluido entra axialmente e pelo movimento de rotação das pás do compressor é comprimido radialmente para fora da carcaça do mesmo. Abaixo segue uma imagem que mostra melhor seu funcionamento.

Esquema de funcionamento de um compressor centrifugo.

• Compressor parafuso-Possuem dois modelos básicos: silgle screw e twin screw. Ambos possuem alta razão de compressão e alta potencia especifica, por tal motivo são normalmente utilizados em instalações de grande porte. Ambos funcionam com um parafuso semelhante a uma rosca sem fim que possui rodas dentas acopladas a este, ao girar o parafuso causa a compressão do fluido ao forçar a rotação das rodas dentadas solidarias a ele. Abaixo segue uma figura exemplifica seu funcionamento.

Funcionamento de um compressor twin screw(mesmo principio do single screw).

• Compressor espiral-São normalmente utilizados em aplicações de residenciais de refrigeração e climatização, seu funcionamento se baseia no movimento orbital de duas ‘aspirais’ que ao se moverem uma em relação a outra empurram o fluido para o centro das mesmas ,onde há a descarga do compressor. O entendimento é mais simples visualizando-se a figura abaixo.

Estágios de funcionamento de um compressor espiral (scroll)

• Compressor de palhetas-Encontram se basicamente em dois modelos: Pistão rolante e palhetas rotativas. São mais empregados em refrigeradores domésticos e condicionadores de ar residenciais. No pistão rolante tem-se um cilindro que gira desbalanceado dentro da câmara de compressão , ao se mover este comprime e admite o fluido refrigerante, um anteparo munido de uma mola impede que os fluidos de baixa e alta preção se misturem. Funcionamento do tipo palhetas rotativas lembra o compressor centrifugo, nele tem-se o cilindro munido de paletas podem se mover axialmente e radialmente, tal cilindro se encontra fora do eixo de rotação da câmara de compressão ao girar este comprime o fluido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (38.6 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com