Computação: Johannes Gutemberg
Por: deiasiqueira • 26/5/2016 • Trabalho acadêmico • 365 Palavras (2 Páginas) • 232 Visualizações
Johannes Gutemberg desde muito novo teve várias chances de aprender inúmeras coisas que estavam ao seu redor. Desde muito jovem teve um grande interesse sobre a leitura, lendo praticamente todos os livros que os seus pais haviam colocado dentro de casa. Mas na época da juventude de Gutemberg as cópias era manuscritas por monges e escribas, sendo assim levando muito tempo para sua preparação com o preço muito elevado. Assim, restringindo o conhecimento na população da época.
No ano de 1428, Gutemberg começou a trabalhar com desenho e a fabricação de joias, o que fez adquirir o conhecimento para desenhar sobre metais e pedrarias, com o início de sua carreira profissional, criando a hipótese da invenção de um equipamento que imprimiria palavras e cópias de libro em série.
À partir de 1436 até meados de 1460 Gutemberg viveu inteiramente para a criação da prensa. Como todo processo de criação, houve altos e baixos, correndo o risco de não ter andamento de sua invenção. Tendo vários anos de aprimoramento Gutemberg seguia na ideia de adaptar e modelar o metal para o processo de carimbagem em massa.
A prensa de um modo geral já havia sido abordada pelos chineses, porém, tal aprimoramento era técnicas em tecidos, mas a técnica de Gutemberg não deixou de ser inovadora.
Os moldes criados pelo alemão havia todo tipo de letra, pontuação e abreviação da época.
Porém a inovação feita por Gutemberg, o molde das letras com tinta era colocado em uma plataforma que deslizava até a parte inferior da estrutura, assim carimbando as impressões em massa. Imprimindo aproximadamente 300 páginas por dia.
O desenho original da prensa criada pelo alemão é um mistério até os dias atuais, mas sua estrutura básica continua a mesma até meados do século XV.
O nome de Gutemberg não está oficialmente interligado a qualquer texto, mas isso não diminui a grande inovação do alemão. As principais obras foram a Bíblia de 42 linhas, muito conhecida também como a Bíblia de Gutemberg ou a Bíblia de Mainz (cidade natal do inventor), publicada em 1452 e que foram feitas 200 cópias.
Essa invenção espalhou-se rapidamente pela Europa e logo pelo mundo e até hoje Gutemberg é homenageado nos Estados Unidos com uma feira com seu nome.
...