Conceito Just In Time
Casos: Conceito Just In Time. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Roselidias • 23/11/2014 • 1.837 Palavras (8 Páginas) • 456 Visualizações
O Sistema Just in Time
Dentro dos conceitos da Engenharia de Produção e da Administração de Empresas, o sistema Just in TIME em linhas gerais determina que nada deve ser fabricado, montado, comprado ou transportado antes da hora certa.
Mas quem determina a hora certa?
O mercado determina: nas empresas onde é aplicado este conceito de engenharia de produção, primeiro os produtos são vendidos e depois eles são fabricados.
Nas fábricas onde é adotada a política de produção Just in TIME o estoque de mercadorias e matérias PRIMAS é o mínimo possível, basicamente só o suficiente para 24 horas de trabalho.
Para que uma empresa consiga funcionar de um modo tão eficiente, deve ser pensada uma estratégia precisa de engenharia de produção e todos os imprevistos devem estar muito bem identificados e catalogados.
Nem todo tipo de fábrica pode ser ajustado para o sistema Just in TIME , segundo a teoria da engenharia de produção este sistema é ideal para indústrias do tipo montadora, onde os produtos chegam semi-prontos ou em forma de peças desmontadas.
O Profissional que Trabalha com o Sistema Just in Time
O profissional de engenharia de produção que trabalha implementando e mantendo o sistema Just in Time em uma empresa deve ser extremamente organizado e cauteloso.
O tempo e um fator crucial no sistema Just in Time, os processos de produção industrial devem ter a eficiência maximizada.
Suas principais funções são:
Redução do Desperdício: COMO há poucas peças disponíveis, o refugo e desperdício deve ser minimizado (se possível zerado).
Implantação de Processos de Produção MAIS Eficientes: COMO os prazos são curtos, o tempo médio de produção dos produtos também deve ser minimizado pelo profissional de Engenharia de Produção.
Para que o sistema de produção Just in TIME funcione corretamente e a empresa não perca credibilidade no mercado, tanto a redução de desperdício quanto a maximização da eficiência devem estar implantados.
Vantagens e Desvantagens do Sistema Just in TIME
Como todo sistema de produção, o sistema Just in Time apresenta vantagens e desvantagens.
Vantagens do Sistema Just in Time
Os estoques menores reduzem os custos de produção e também diminuem a necessidade de instalações físicas, como armazéns.
A menor circulação de produtos e matérias primas pela fábrica PERMITE um controle melhor e mais centralizado da produção.
Custos menores implicam em preços finais mais baratos, fazendo com que a empresa ganhe mercado.
Desvantagens do Sistema Just in TIME
Pequenos imprevistos podem causar GRANDES estragos: COMO não há estoques, o atraso de um fornecedor pode deixar a fábrica parada por horas ou até dias.
Como há poucos produtos prontos estocados, a empresa nunca está pronta para fazer uma grande entrega imediata.
Se a empresa ficar um tempo longo sem vender, a linha de produção fica parada, com as máquinas e funcionários ociosos.
FIAT
Instalada em Betim (MG), desde 1976, a Fiat Automóveis opera atualmente em três turnos com ritmo de produção diária de, aproximadamente, 2.800 carros. A fábrica Fiat em Betim é a maior instalação da empresa FORA de seu país natal, a Itália.
- GESTÃO
A Fiat Automóveis prega a constante adoção de práticas de gestão que a colocam COMO sinônimo de excelência e orgulho entre seus clientes, acionistas, empregados e que proporcionam à MARCA ser líder de mercado.
Em seus Princípios e Valores, a Fiat adota coerência, transparência, ética e exigência consigo mesma, com a constante BUSCA de sempre fazer o melhor.
Em suas práticas de gestão, que tornam a MARCA cada vez mais forte, a Fiat preocupa-se constantemente com o cliente, a razão da existência de qualquer negócio, e com toda a sociedade.
A Fiat valoriza as pessoas e respeita o ambiente como um todo para crescer diante de uma sociedade mais justa e com perspectivas de futuro.
- GRUPO FIAT
O Grupo Fiat é o maior grupo industrial da Itália e um dos maiores do mundo, com operações industriais em MAIS de 60 países espalhados pelos cinco continentes do planeta.
Maior mercado para o Grupo Fiat depois da Itália, o BRASIL ocupa hoje um lugar de destaque na estratégia global da empresa e é um dos principais grupos industriais do país, com atuação diversificada nos segmentos metal-mecânico e de serviços.
As empresas Fiat no país são parâmetro de eficiência e qualidade no mundo empresarial brasileiro. São 16 empresas ocupando posição de liderança em quase todos os setores em que atuam e disputando a liderança nos demais.
As principais atividades do grupo no BRASIL concentram-se na produção e venda de automóveis e caminhões (Fiat Automóveis e Iveco); desenvolvimento e produção de motores e transmissões (FPT - Powertrain Technologies); produção de peças fundidas em ferro para a indústria automobilística nacional (Teksid do Brasil); fabricação de máquinas agrícolas e de construção (CNH); produção e comercialização de componentes automotivos (Magneti Marelli); fornecimento de equipamentos de automação industrial (Comau); consultoria e formação de pessoal (Isvor); consultoria e administração empresarial (Fiat Services).
O Grupo Fiat também atua no setor financeiro, através da Fiat Finanças, Banco Fidis, CNH CAPITAL e Fides Corretagens de Seguros. Sua presença se projeta na educação e cultura, através da Fundação Torino e da Casa Fiat de Cultura.
- CAPACIDADE PRODUTIVA
Com investimentos na ordem de R$ 5 bilhões até 2010, a Fiat Automóveis prepara-se para consolidar uma capacidade de produção de 800 mil veículos por ano, o que a torna uma das maiores fábricas de automóveis do mundo.
A Fiat Automóveis investe também em pesquisa e desenvolvimento de produtos, novas tecnologias, qualidade e capacitação da engenharia para executar projetos cada vez mais ousados e inovadores. Tudo em sintonia com
...