Conceituação Teórica física. MUV
Por: miziarama • 16/5/2016 • Relatório de pesquisa • 1.067 Palavras (5 Páginas) • 296 Visualizações
2. CONCEITUAÇÃO TEÓRICA
O M.R.U.V. (Movimento Retilíneo Uniformemente Variado) é, como diz o propio nome, um movimento em linha reta, que varia uniformemente, em outras palavras a aceleração do mesmo é constante, uma vez que por teoria, aplicamos a derivada em uma formula de M.R.U.V. qualquer, e encontramos que aceleração é igual a aceleração. Exemplo:
Quando temos uma uma equação relacionando tempo e espaço, onde S é espaço, e T é tempo, exemplo:
[pic 1]
De acordo com Louis Leithold(1990) se aplicarmos a regra geral de derivadas:
[pic 2]
Encontraremos a função de velocidade, onde V é velocidade:
[pic 3]
Se pegarmos essa equação de velocidade e aplicarmos a regra geral da derivada mais uma vez, encontramos a equação de aceleração, onde A é aceleração:
[pic 4]
Com isso concluimos, que: aceleração não esta relacionado com nenhuma outra variável, sendo assim A é constante.
Outra forma de provar isso é: Se pegarmos a equação de velocidade:
[pic 5]
e derivarmos considerando Vo e A constantes, encontraremos:
[pic 6]
provando mais uma vez que a aceleração é constate.
Podemos relacionar M.R.U.V. com a gravidade, uma vez que o campo gravitacional, de acordo com Halliday a aceleração gravitacional é de aproximadamente 9,8m/s², sendo assim, qualquer corpo em queda livre, em meios ideais esta em M.R.U.V.
É possivel relacionar a gravidade e queda livre com, por exemplo, construções em geral, principalmente as mais altas. Quando se constrói um prédio é nescessário que se ergua corpos com grandes massas, como vigas, e quanto mais alto esse corpo tiver, maior é sua energia potencial gravitacional, que é uma energia relacionada ao campo gravitacional e muito usado nos calculos de conservação de energia, e essa energia é diretamente proporcional com a altura.
Ao soltar esse corpo, o mesmo entratará em queda livre, e transformará aos poucos sua energia potencial gravitacional em energia cinética, até a altura chegar a 0, que é quando o corpo toca o chão. Enquanto esse corpo esta em queda livre, ou seja, um M.R.U.V. a aceleração da gravidade esta agindo sobre o mesmo, fazendo a velocidade variar de acordo com a altura desse corpo, uma vez que quanto mais alto, mais tempo o corpo leva para cair, e quanto mais tempo, maior sera a velocidade, visto que a celeração é dada pela unidade de “metros por segundo ao quadrado”
E quando toca o chão, entra mais um fenômeno físico, o impacto, que se da por:
...