Conceitue Ergonomia, seus objetivos e suas formas de intervenção.
Por: saulosoares • 21/3/2017 • Trabalho acadêmico • 668 Palavras (3 Páginas) • 3.937 Visualizações
Atividade Portifólio
1) Conceitue Ergonomia, seus objetivos e suas formas de intervenção.
R. Ergonomia: Conjunto de estudos que visam à organização metódica do trabalho em função do fim proposto e das relações entre o homem e a maquina. Estes estudos são fundamentais ao planejamento de tarefas, postos e ambientes de trabalho, ferramentas , máquinas e sistema de produção, a fim de que sejam utilizados com o máximo conforto, segurança e eficiência. O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho e formas eficientes e seguras de o desempenhar visando a otimização do bem-estar e, consequentemente, aumento da produtividade. A ergonomia propõe 3 formas de intervenção: Ergonomia Fìsica, analisando as características anatômicas do ser humano, antropometria, fisiologia e biomecânica e sua relação direta com a atividade a ser executada avaliando postos de trabalho, movimentos repetitivos, projetos dos postos e etc. Ergonomia Cognitiva, referente a processos mentais Percepção, memória, raciocínio, estudam a carga mental de trabalho e tomadas de decisão envolve ser humano e sistema e por fim a Ergonomia Organizacional que refere-se aos sistemas sociotécnicos – regras, relacionada a organização e processos dentre eles inclui a comunicação, gerenciamento de recursos dos coletivos de trabalho, projetos de trabalho, trabalho em grupo e ETC.
2) Descreva as variáveis analisadas e pesquisadas pela Ergonomia
São varias as variáveis analisadas pela ergonomia, algumas delas são:
No homem, Antropometria e biomecânica, índices fisiológicos, percepções e cogninação, desempenho, acidentes, variáveis clínicas e Subjetivos.
Na máquina: Nível tecnológico, Dimensões, Display, controles, arranjos e ferramentas manunais
Ambientes: Físico, Psico-social, Organização do trabalho.
Sistema: Subsistemas, Postos de trabalho, Produção e confiabilidade.
3) Diferencie a macroergonomia da microergomia.
Macroergonomia é o desenvolvimento e aplicação, da tecnologia da interface Homem-máquina em toda a organização.
Microergonomia realiza os trabalhos em postos individuais e em postos de trabalho isolados.
Ou seja, na macroegonomia se avalia a empresa como um todo na microergonomia avalia-se um local posto de trabalho individual.
4) As etapas da Análise Ergonômica, segundo Mores e Mont’Alvão, 2009, são: apreciação ergonômica; diagnose ergonômica, avaliação, validação e testes ergonômicos; detalhamento ergonômico e otimização. Explique cada uma destas etapas.
Apreciação Ergonômica, onde elaboramos os levantamentos no ambiente de trabalho. Já a diagnose ergonômica, onde nos aprofundamos nos estudos, verificando freqüência, tempo de trabalho, peso, etc. Avaliação são os resultados obtidos nos levantamentos ambientais, como ruído, iluminação, etc, já os testes ergonômicos, são as
...