Conclusão - Instalações Prediais Hidráulicas
Por: bruna_pimentta • 12/5/2020 • Relatório de pesquisa • 345 Palavras (2 Páginas) • 834 Visualizações
Ativvidade Prática Complementar - Instalações Prediais Hidráulicas
Objetivo:
Realizar um projeto de instalação hidráulica teórico e prático (maquete) de um edifício residencial.
Dimensionar o reservatório inferior e superior, considerando a reserva de combate a incêndio. Detalhar barrilete, prumadas, ramais, caixas, tubo de queda d’água e ventilação, cavaletes e ligações de água.
Introdução:
Um dos fatores mais importantes de um projeto de engenharia civil baseia-se no planejamento e instalação hidráulica predial.
Instalações hidráulicas englobam uma série de sistemas de uma determina edificação para transporte, obtenção e deposito de fluídos.
Com base na NBR 5626, definimos os procedimentos necessários para iniciar o projeto. Essa norma é aplicada a qualquer tipo de edificação e tem como função garantir o desempenho na rede de abastecimento e captação, o enquadramento potável da água, e a segurança sanitária.
Através disso e dos conhecimentos teóricos obtidos em sala de aula, apresentamos no conteúdo a seguir o dimensionamento e projeto de instalação hidráulica predial.
Conclusão:
Após a realização do projeto teórico, definindo um estilo de edificação com características específicas e aprofundando os conhecimentos obtidos em aula e com base nas normas conseguimos entender a importância dos cálculos corretos, instalação e definição de detalhes hidráulicos para a sustentação e vida útil da construção.
A média de consumo de água diária brasileira é acima do consumo médio definido pela ONU, que gira em torno de 110L/dia o que condiz com 3300L/mês. Sendo que no Brasil esse consumo é 81% superior, ou seja, 90L a mais por dia, totalizando 200L/dia o que condiz com 6000L/mês.
Então, a importância de entender e registrar as características ligadas ao abastecimento de água, como por exemplo o regime de intermitência da região, manutenção e limpeza dos reservatórios de água, tubulação, acessórios, quantidade de pavimentos e instalações hidráulicas dos mesmos, o volume de ocupantes por pavimento, dentre outros aspectos são de suma importância para garantir e dimensionar o fornecimento de água de modo suficiente e com qualidade, garantindo que o futuramente a edificação não tenha problemas graves e a população daquele espaço não fique sem água, a final não vivemos sem ela, não é mesmo?
...