Conquistando a Distração Digital
Por: Nadinexx • 27/4/2021 • Trabalho acadêmico • 617 Palavras (3 Páginas) • 130 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Resenha Crítica de Caso
Nadine Pereira da Luz
Trabalho da disciplina Higiene do Trabalho
Tutor: Prof. Ronaldo Augusto Granha
Taquaritinga, SP
2021
CONQUISTANDO DISTRAÇÃO DIGITAL
Referências: ROSEN, LARRY; SAMUEL,ALEXANDRA. CONQUISTANDO DISTRAÇÃO DIGITAL. DISPONIVEL EM: <hbr.org.edu/home/>. ACESSO EM: 22 ABR 2021.
O Texto analisado aborta um tema de total relevância nos dias atuais, o mesmo aborda como a sobrecarga digital pode afetar o desempenho do ser humano, no seu emprego, desenvolvimento pessoal e o relacionamento com as pessoas de seu meio de convívio.
Com o desenvolvimento da era digital, mídias sociais, plataformas de conteúdo cada vez mais cheias e atualizadas a todo instante, passar horas do seu dia em frente a tela já faz parte da realidade de muitas pessoas. O medo de não estar Constantemente atualiza e se fazendo presente nas mídias sociais já se tornou real e trivial.
Diante a tanta informação fica cada vez mais fácil gastar uma quantidade de tempo considerável absorvendo conteúdo pouco produtivo e assim não utilizando este tempo para a realização de tarefas que realmente são uteis.
Os especialistas que participaram deste estudo tem uma opinião diferente a cerca da possível solução para este caso. Rosen acredita que devemos filtrar sistematicamente o fluxo de informações e focar em atividades que forneçam energia, contrapartida Samuel acredita que a melhor maneira de contornar o problema seria utilizar ferramentas que otimizam o fluxo de informações.
Psicólogos realizaram um estudo relacionando faixa etária e relacionamento humano e tecnologia, o estudo consiste em uma série de perguntas para determinar se as pessoas tendem a fazer duas atividades simultaneamente com o acesso a mídias sociais, foram separados os grupos em grupos, são estes: Baby boomer (nascidos em 1970), Geração x (1970\1980) e Geração net (1980).
Os resultados obtidos mostraram que a tendência da multitarefa vai aumentando gradativamente conforme a faixa etária o que nem sempre são bem sucedidas. Realizar duas tarefas ao mesmo tempo sinaliza que ao menos uma delas está sendo feita automaticamente ex: Correr e mascar chiclete ao mesmo tempo.
Checar e-mails, verificar mensagens e notificações, enquanto está realizando um trabalho pode atrapalhar o desenvolvimento do mesmo, pode tirar o foco momentaneamente o que demora alguns minutos para voltar esta concentração.
Essa necessidade de estar sempre conectado pode gerar estresse e ansiedade em alguns indivíduos, podendo transformar-se em algo mais sério como uma fobia ou vicio.
Algumas alternativas foram levantadas para a diminuição da ansiedade provocada pela tecnologia. Seguindo a teoria de Rosen, desligar os aparelhos e mantê-los longe da cama enquanto dorme pode reduzir os níveis de ansiedade e proporcionar um sono mais saudável.
A segunda Alternativa foi colocar pausa e desligar todos os aparelhos digitais por um período de tempo, realizando alguma atividade relaxante como: correr, meditar, descansar. Estas pausas podem começar com um período de 15 minutos e ir gradativamente aumentando conforme o usuário se sinta confortável.
...