Conservação de Energia Mecânica
Por: Jeluiz • 13/4/2015 • Monografia • 1.226 Palavras (5 Páginas) • 435 Visualizações
Índice
1. ENERGIA
1.1. EMPREGO DA ENERGIA
1.2. ENERGIA MECÂNICA
1.2.1. ENERGIA CINÉTICA
1.2.2. ENERGIA POTENCIAL
1.3. CONSERVAÇÃO DE ENERGIA
2. CONSERVAÇÃO DE ENERGIA MECÂNICA
3. CONSERVAÇÃO DE ENERGIA MECÂNICA EM DISPOSITIVOS
4. COMENTÁRIO
5. CONCLUSÃO
6. REFERÊNCIAS
1. ENERGIA
Embora muito se saiba, nos tempos de hoje, sobre energia e a importância que sua presença se faz no nosso cotidiano (inclusive para medir a riqueza de um país), ainda não se chegou a um consenso sobre sua exata definição. É mais fácil se entender energia de forma prática.
De certa forma, energia pode ser definida como a capacidade de realizar trabalho ou o resultado da realização de um trabalho.
Todas as mudanças existentes no Universo necessitam de energia. Seja uma mudança de temperatura, de forma ou de lugar, sem a presença de energia não seria possível.
Sem energia não há movimento, calor, transformação ou luz. Portanto, sem energia não há vida.
A energia apresenta-se de várias formas: mecânica, elétrica, nuclear, eólica, solar, entre outras, e cada uma delas produz diferentes mudanças na matéria.
1.1. EMPREGO DA ENERGIA
A energia é utilizada para realizar todos os tipos de trabalhos: iluminar um ambiente, esquentar a água do chuveiro, fazer um carro se movimentar, secar as roupas no varal, enviar e receber informações, seja por telefone ou pelo computador, enfim, infinitas necessidades, seja no trabalho, em casa ou no lazer.
[pic 1]
Fontes de Energia.
Porém, a energia somente não satisfaz todas essas necessidades citadas anteriormente. Ela necessita estar na forma correta para realizar o trabalho que se deseja, portanto, utilizamos a energia em equipamentos, aparelhos e dispositivos que realizam esse trabalho.
Se quisermos aquecer uma comida, precisamos do fogão, que utilizará o gás. Se precisarmos gelar algo, utilizamos a geladeira, que necessita de energia elétrica para funcionar. Para o transporte de pessoas, utiliza-se gasolina, álcool, gás ou diesel no motor do veículo.
Assim, precisamos agir com sabedoria na hora de escolher o equipamento adequado e o tipo de energia que será utilizado para atingir nosso objetivo. Devemos sempre nos preocupar tanto com sua eficácia, quanto com o consumo de energia.
1.2. ENERGIA MECÂNICA
Energia mecânica é aquela que pode ser transferida para um corpo através do trabalho, da força. A energia mecânica é o resultado da soma de duas energias: a cinética e a potencial.
Em = Ec + Ep
Em = Energia mecânica
Ec = Energia cinética
Ep = Energia potencial
A energia mecânica possibilita a resolução de vários problemas como o cálculo de velocidade, massa, altura, entre outros, dependendo do que está sendo levado em consideração.
1.2.1. ENERGIA CINÉTICA
É a energia associada ao movimento dos corpos, ela leva em conta a massa do corpo e também a sua velocidade, pois, quanto maior a velocidade de um corpo, maior será sua energia cinética.
1.2.2. ENERGIA POTENCIAL
Como o próprio nome sugere, energia potencial é a energia armazenada em determinado corpo e que pode, a qualquer momento, ser liberada e transformar-se em energia cinética.
São três os tipos de energia potencial considerados: gravitacional, elétrica e elástica.
1.3. CONSERVAÇÃO DE ENERGIA
Conservação de energia é um princípio da Física que estabelece que a energia seja constante em um sistema isolado. Portanto, a energia apenas muda de forma: energia elétrica pode se transformar em energia mecânica, energia potencial se transforma em energia cinética, energia eólica se transforma em energia elétrica, e assim sucessivamente.
Dessa forma, se chega à conclusão de que a energia não se acaba, apenas se transforma num outro tipo de energia.
2. CONSERVAÇÃO DE ENERGIA MECÂNICA
Como foi dito no tópico anterior, conservação de energia é a transformação de uma forma de energia para outra sem sua perda. Isso nos permite concluir que a conservação de energia mecânica ocorre quando qualquer tipo de energia se transforma em energia mecânica.
O motor do automóvel, por exemplo, que utiliza a ignição do combustível para produzir movimento, está transformando energia térmica em energia mecânica.
...