Constante de Deformação
Por: Eleandra Máh • 3/7/2018 • Trabalho acadêmico • 305 Palavras (2 Páginas) • 196 Visualizações
Considerações
As considerações sobre o comportamento das molas aferidas de forma individual e em paralelo se pode considerar que ao se aplicar Forças em N as mesmas sofrem deformações e que ao analisar os dados recolhidos se percebe que a deformação aumenta na proporção que aumenta a força aplicada na relação [pic 1].
A Constante Elástica da mola depende do tipo de material do qual a mesma é fabricada e de suas dimensões. A elasticidade dos corpos é medida pela Lei de Hooke e é usada para calcular a deformação causada por forças exercidas em um corpo. O comportamento elástico pode é ilustrado na figura a seguir:
Figura 02: Constante de Deformação
[pic 2]
Fonte: WWW.sofisica.com.br
Nota-se que o gráfico acima mostra que ao aumentar gradativamente a intensidade da força aplicada, há um aumento também gradativo da deformação da mola. Esse gráfico é o da força aplicada em função da deformação da mola.
Neste sentido ao se observar os cálculos da constante elástica nas molas individuais e em paralelo a Constante de Deformação vai apresentando valores menores à proporção que a massa é aumentada, ou seja, K permite que se calcule a constante de proporcionalidade e é obedecida até um certo limite antes que a deformação se torne permanente. K é uma variável independente e atua no sentido contrário à força aplicada, pois há a compressão e alongamento dos corpos e vetorialmente a relação se torna F = -Kx conforme se pode observar na imagem a seguir.
Figura 03: Constante de deformação
[pic 3].Fonte: www.infoescola.com.br
A realização do experimento foi válida para o enriquecimento do conhecimento acadêmico na área e oportunizou a verificação prática da Lei de Hooke aplicada em sistemas de molas que são mais apropriadas para demonstrar a força elástica agindo nos corpos.
...