Construir o diagrama de velocidades para um estágio de compressor de fluxo axial
Por: brito270 • 24/9/2015 • Trabalho acadêmico • 523 Palavras (3 Páginas) • 433 Visualizações
ETAPA 1
Passo 2: Construir o diagrama de velocidades para um estágio de compressor de fluxo axial.
Em cada estágio do compressor axial, a elevação de pressão é bem pequena devido aos limites de difusão impostos. Esses limites devem-se ao fato de o processo de difusão estar sujeito a um gradiente adverso de pressão, que pode causar descolamento e fluxo reverso quando o compressor estiver operando fora das condições de projeto.
Dessa forma, os compressores axiais possuem vários estágios para garantir uma maior razão de pressão. A Figura abaixo mostra o diagrama dos vetores de velocidades através dos estágios. No caso da turbina a gás, os compressores axiais normalmente possuem entre 8 e 16 estágios.
[pic 1]
Diagrama de velocidades nos estágios de um compressor axial.
Passo 3: Determinar a forma do rotor e do estator de um compressor.
O compressor axial é um compressor dinâmico formado por um ou mais estágios de compressão, sendo cada estágio composto por um par rotor/estator, onde o fluido de trabalho escoa paralelo ao eixo do rotor. O estator é formado por palhetas estacionárias, enquanto o rotor é envolvido por uma série de palhetas móveis.
O ar, fluido de trabalho admitido no compressor, é acelerado pelo rotor e desacelerado pelo estator, onde a energia cinética é convertida em entalpia com conseqüente ganho de pressão estática. Este processo é repetido em outros estágios até que a razão de pressão desejada seja alcançada.
[pic 2]
Variação do diâmetro do compressor.
Passo 4: Fazer um resumo em papel A4, contendo os nomes e RAs dos alunos, a série, a disciplina, a data e o nome do professor.
Ar a 101,3 kPa e 288 K entra num estágio de um compressor de fluxo axial com uma velocidade de 170 m/s. O rotor tem um diâmetro de 66 cm até a ponta das palhetas (“tip diameter”) e de 45,7 cm até a base das palhetas (“hub diameter”) e uma rotação a 8.000 rpm. O ar entra no rotor e deixa o estator em direção axial, com o mesmo valor de velocidade e raio na entrada e na saída. O ar sofre um giro 15° quando passa pelo rotor. O ar entra e sai das palhetas em ângulo igual ao das palhetas.
Resumo dos dados: Compressor Fluxo Axial: P = 101,3 KPa T = 288K V = 170m/s. Rotor: de = 0,66m di = 45,7m n = 8.000rpm Estator: = 15° |
- Construir o diagrama de velocidade para esse estágio;
- Determinar a forma do rotor e do estator (ângulo das palhetas);
- Calcular o fluxo mássico;
- Calcular a potência requerida no estagio, o aumento da pressão de estagnação, supondo um processo isentrópico ideal;
- O número de Mach na entrada e saída;
- O grau de reação do estágio;
...