Consumo de carne e água do planeta
Tese: Consumo de carne e água do planeta. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 20/5/2014 • Tese • 384 Palavras (2 Páginas) • 388 Visualizações
O consumo da carne e a água do planeta
O documentário “A carne é fraca” foi produzido em 2005 pelo Instituto Nina Rosa a fim de provocar uma reflexão sobre as consequências do consumo da carne, sejam elas ambientais, sociais ou questões que envolvem a saúde humana e direitos animais.
O primeiro bloco do documentário aborda a questão ambiental e mostra como a produção da pecuária no Brasil pode ser prejudicial aos nossos recursos hídricos.
Para falar sobre o assunto, podemos ver os depoimentos de Washington Novaes (Jornalista), Christian Guy Caubet (professor titular do departamento de Direito da UFSG) e João Meireles Filho (Instituto Peabiru Belém do Pará).
Washington Novaes começa explicando que a pecuária é uma prática que cada vez mais está se complicando devido as suas consequências ao meio ambiente. O jornalista afirma que em sete anos, dobrou a produção anual de carne no mundo, passando de 250 milhões de toneladas.
O professor Chirstian Guy complementa dizendo que o impacto para os recursos hídricos é muito grande. Por exemplo, a população de suínos é equivalente a 45 milhões de humanos, sendo seus dejetos são de 7 a 8 vezes mais do que uma pessoa produz por dia. Esses dejetos acabam indo para os pequenos açudes sem receber o tratamento adequado, levando bactérias e vírus para as águas, infiltrando nos lençóis freáticos (juntamente com hormônios e medicamentos que são dados ao animal) e por fim chegando ao mar mais de 100 milhões de toneladas de resíduos por ano, provocando uma disseminação descontrolada de algas que, quando se decompõem, causam um perigoso impacto sobre a biodiversidade.
João Meireles fala com convicção que a água do planeta está sendo comprometida pela pecuária: “O que o boi produz de estrume pode conter bactérias e outras substâncias que chegam até as águas de consumo humano.” E o Christian Guy completa: “Hoje em dia, cerca de dez mil pessoas morrem no mundo inteiro por causa de doenças veiculadas à água.”
No documentário também é mostrado um quadro de valores de água gastos por animal divulgado pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação). Um boi, por exemplo gasta 35 litros por dia, para bebida e asseio do animal. Da mesma forma o porco, gastando 15 litros por dia, a vaca leiteira com 90 litros, entre outras espécies de consumo humano.
...