TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preferências De Consumo De Carne De Frango

Pesquisas Acadêmicas: Preferências De Consumo De Carne De Frango. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

O presente trabalho é um Estudo de Caso sobre a percepção da qualidade dos consumidores de carne de frango na cidade de Brasília DF. Teve como objetivo a caracterização do consumidor de carne de frango de Brasília, bem como avaliar a percepção desses consumidores sobre alguns atributos de qualidade do produto. Foram entrevistados 385 consumidores, colhidos ao acaso, na área de carnes congeladas e açougue de supermercados e hipermercados em Brasília, conforme metodologia proposta por Martins (2002); no período de setembro de 2008 a março de 2009. Os consumidores foram convidados a opinar sobre atributos e características voltadas à produção e consumo da carne de frango, informando sua percepção sobre a importância de cada um segundo a seguinte escala: sem importância (0); pouco importante (1); neutro (2); importante (3) e muito importante (4). Os dados foram analisados utilizando-se o programa SPSS (Statistical Package for Social Sciences v. 13.0). Foi observado que 53,4% dos entrevistados foram do gênero feminino, que 40,6% dos entrevistados receberam mais de 6000 reais mensais, sendo assim que em sua maioria se encontram em um grupo privilegiado de renda, acima da média observada no Distrito Federal. Quanto ao nível de escolaridade foi verificado que 55% dos entrevistados possuem no mínimo nível superior completo. Desse total, 17% possuem pós-graduação, sendo que conforma um público diferenciado quando se está falando da população brasileira como um todo. Foi observado que 70% dos entrevistados possuirão filhos e desse total 30% com dois filhos. Verifica-se, portanto, que foram pessoas responsáveis por crianças, de onde se infere que haja preocupação com a qualidade do alimento consumido. 50,7% possuirão idade de 26 a 45 anos, conformando uma população predominantemente jovem, os entrevistados encontraram se no grupo de pessoas economicamente ativas, escolarizadas e de alta renda, responsáveis pela escolha do alimento mais adequado para sua família.

Os cinco atributos de qualidade considerados mais importantes, em ordem de prioridade pelos consumidores do Distrito Federal na hora da compra de carne de frango foram: O aspecto sanitário, as características sensoriais, a preservação do produto no supermercado, o risco de fraude e o manejo de resíduos no sistema produtivo. O risco de contaminação da carne por hormônios e microrganismos foi muito importante, colabora para isso, o fato da preservação do produto na prateleira dos supermercados ter recebido a terceira maior nota de importância, logo abaixo das características sensoriais. Esse último indica que os consumidores estão habituados a comprar carne de frango, os consumidores conhecem e apreciam o produto. Também se apresentaram preocupados com fraudes, principalmente, aqueles relacionados com o peso do produto. Alguns consumidores manifestaram preocupação com o meio ambiente e com utilização de sistemas de produção poluidores. O preço foi o sexto colocado em ordem de importância, sendo não primordial na decisão de compra, o que pode se dever a que os consumidores mostraram pertencer ao grupo de elevada renda.

Pode se concluir que os consumidores de carne de frango da cidade de Brasília DF foram na sua maioria mulheres com elevado grau de escolaridade, pertencentes a famílias com elevada renda familiar mensal, possuirão filhos e apresentaram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com