Contabilidade
Trabalho Universitário: Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: angelicalaguna • 25/3/2013 • 1.025 Palavras (5 Páginas) • 724 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS CONTABÉIS
A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE NO BRASIL
RESENHA CRITICA
A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE NO BRASIL
RESENHA CRITICA
Trabalho apresentado ao Curso Ciências Contabéis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Contabilidade Básica.
Orientador: Prof. José Manoel da Silva
Concórdia
2009
Cleide Carneiro Alves da Silva
Possui graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela Universidade Federal da Bahia (1995) , especialização em AUDITORIA pelo Fundação Visconde de Cairu (2001) e mestrado em MESTRADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS pelo Fundação Visconde de Cairu (2007) . Atualmente é Professora da Universidade Salvador, Coordenação de Matriz da Universidade Salvador, Professor da UNIME / FACDELTA e Professora da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis. Atuando principalmente nos seguintes temas: Balanço Social, Responsabilidade Social, Terceiro Setor.
Estas resenhas contem parte da história da contabilidade em um todo, sitando desde o principia ate os dias atuais seguindo de mudanças e aperfeiçoamentos ocorridos.
a. A Contabilidade da época colonial ao Brasil Imperio.
b. A influencia Italiana na contabilidade do Brasil
c. A influencia da escola norte-americana no Brasil
d. O Neopatrimonialismo
e. Regulamentação da profisão contábil
f.CVM
g. Lei 6.404 a suas alterações segundo a Lei 11.638/2007
h.Ibracom.
Desenvolvimento
a. A Contabilidade da época colonial ao Brasil Imperio;
O surgimento da contabilidade foi desde a época colonial, representada a evolução, necessitando assim de controles sobre as alfandegas. Os fatos já mostram o interesse em controle comercial, então para tudo em portugal foi nomeado o primeiro contador Gaspar Lamgo. Com grandes movimentações criou-se o Banco do rasil, originando assim a emisão do papel moeda, com a criação do imperio Régia somente o governo tinha a permisão de imprimir. Com o desemvolvimento veio os gastos onde por sua vez precisou ser controlado e por isso foi implantado o orgão denominado Erario Regio, com esta instalação foi introduzido o metodo das psrtidas dobradas, no Brasil a primeira escrituração foi de 1808 sendo que este processo só poderia ser feito por quem estudava aulas de comercio onde que estas aulas eram regidas de Portugal, já em 15/ de julho de 1809, foi então oficializado ao aulas de comercio no Brasil, por Sr. José Antonio Lisboa, primeiro professor de contabilidade no Brasil. Apesar de estimulos o ensino comercial não crescia devido ao desinteresse da população o ensino levou quase 100 anos para estruturar-se sendo consolidado após o movimento para novos cursos, devido a escassez de produtos para suprir necessidades internas debilitava a economia imperial, com quantidade de exportação a balança comercial brasileira era desfavoravel havia assim a necessidade de arecadação, sendo implantado assim o imposto de renda. Atraves da Lei de orçamento 317, estabeleceu-se o imposto progressivo sobre os vencimentos recebidos dos cofres publicos outro fato patrimoniais. Segundo D’ Auria o código qualifica o guarda livros com preposto do comerciante. Sendo que nos ultimos anos a profisão de contador é considerada legal; sendo criado Conselho Federal de Contabilidade e registros. Hoje obrigatorio o registro. Com o guarda-livros da corte, sendo foi reconhecido, este fato como importante por contribuir com a profisão liberal do Brasil com o passar do tempo se exigio este profissional dentro de todos as entidades.
b. A influencia Italiana na contabilidade do Brasil
A Italia é considerada o berço da contabilidade onde teve origem das patrias dobradas. O periodo mais importante foi perio moderno no surgimento das partilhas dobradas, onde que foi comparado que não era somente para escrituras e guarda-livros mas vem detelahndo suas informações, ai foi definido contabilidade como ciência do controle economico aproxima o objetivo que era controle petrimonial, com isso deve-se origem a escola patrimonial classificando-se: - Contas Patrimoniasi – Contas Resultado. O estudo do patrimonio se divide em tres partes: -estatistica patrimonial
...