Controle Tecnológico do Concreto
Por: Isabelle Costa • 6/6/2016 • Resenha • 459 Palavras (2 Páginas) • 369 Visualizações
Resumo Expandido: A importância do controle tecnológico do concreto na Construção Civil
O projeto de extensão em tecnologia de materiais de construção presente na UTFPR - PG surgiu a partir da necessidade de serviços de controle tecnológico de materiais de construção. Tendo em vista melhorar a qualidade das obras da região, levando em conta a velocidade de construção e seus custos, para entregar ao consumidor final um bom produto. O projeto abrange o controle de ensaios de caracterização de agregados, verificação de propriedades físicas e mecânicas de materiais de construção civil e dosagem experimental de concretos.
Os agregados, materiais granulosos, sem forma e volume definidos, podem ser caracterizados como miúdos (se obtidos de forma natural) ou graúdos (se obtidos de forma artificial). Devido a suas propriedades benéficas para construções, como a retração e a resistência ao desgaste por abrasão, os agregados representam cerca de 70% da constituição de argamassas e concretos, por isso devem receber atenção especial em sua escolha e seleção. Os ensaios de caracterização de agregados permitem classificar os materiais que determinada empresa está utilizando na confecção de argamassas e concretos, definir a dimensão máxima característica e o módulo de finura.
Além da caracterização dos agregados, com alguns ensaios complementares é possível determinar algumas propriedades físicas e mecânicas indispensáveis para o estudo de dosagens de concretos e argamassas. Como os ensaios de determinação de massa específica absoluta e massa específica, importantes na relação massa x volume do material. A umidade, fator que influencia na quantidade de água a ser adicionada ao concreto, e também, o inchamento da areia, que afeta o volume total do material. Quanto às propriedades mecânicas, o foco é analisar a resistência à compressão do concreto, através do ensaio de rompimentos de corpos de prova para obtenção da resistência a compressão do concreto executado.
Para garantir que o concreto depois de misturado com outros materiais e aplicado na obra possua a resistência esperada, também é necessário que a proporção entre a areia, brita, cimento e água seja devidamente calculada. Este cálculo é chamado de dosagem e é dependente dos materiais utilizados e suas características, da resistência que o projeto estrutural estabelece, do tipo de controle de execução no canteiro de obras, da qualidade da mão de obra que irá executar o serviço, e de outras particularidades da obra.
O projeto de extensão obteve grande êxito na reposta da comunidade interessada. Mais de 50 empresas solicitaram os diversos ensaios de controle tecnológico, sendo gerados 779 laudos a partir dos ensaios requisitados. O resultado é muito satisfatório, pois além de retratar a preocupação das companhias em trabalhar com materiais de qualidade, estimula a fundação de mais laboratórios e profissionais especializados que possam auxiliar nestas certificações, uma vez que o numero de empresas que procuram o serviço é crescente.
...