Controle de processo estatístico
Seminário: Controle de processo estatístico. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: kratos3236 • 17/5/2014 • Seminário • 631 Palavras (3 Páginas) • 362 Visualizações
Usa o controle estatístico de processos (CEP) para detectar rapidamente variações perante o padrão, identificando causas assinaláveis de defeitos e estabelecendo diagnósticos para ações corretivas. Várias empresas otimizam a sua administração utilizando-se da filosofia Seis Sigma, que identifica nos processos fontes de desperdícios e oportunidades de ganho pela análise de dados coletados em experimentos controlados.
MARTINS (2009, p. 69, 70).
Kanban
Tecnologia de controle de fabrica pela qual as necessidades de entregas determinam os níveis de estoque no decorrer do processo. O kanban não empurra a produção - ele a puxa. Repousa em medidas do trabalho adequadas, melhorias na flutuação dos volumes, sequências corretas (o processo subsequente deve retirar no processo precedente os produtos necessários nas quantidades e momentos necessários).
MARTINS (2001, p. 52).
Programação de fornecedores
“Manter um esquema de alimentação contínua da programação e controle da produção do fornecedor com as necessidades de entrega, via EDI, evitando o trânsito de papéis.”
MARTINS (2001, p. 51).
Fornecedor preferencial
Técnica que consiste em selecionar fornecedores e garantir qualidade, eliminando testes de recebimento e garantindo feedback e correção de defeitos na fábrica do fornecedor. O conceito de fornecedor preferencial com qualidade assegurada – assegurar que o produto final atenda às expectativas dos clientes.
MARTINS (2001, p. 50).
5.1 Principais técnicas de Administração de Patrimônios- Bens e Equipamentos
Para a gestão de bens como fabricas e equipamentos há algumas abordagens que são bastante utilizadas:
Justificativa de investimentos
Análise de redução de custos do produto, qualidade total, redução do ciclo de fabricação, flexibilidade de programação, melhoria do ambiente de trabalho, respeito à ISO 14000 e adequação dos prazos de entrega às necessidades do cliente.
MARTINS (2001, p. 52, 53).
Simulação
Necessário um balanceamento muito acurado da operação. Novas técnicas de simulação, ferramentas poderosas de análise e decisão, já podem ser usadas até em computadores pessoais.
MARTINS (2001, p. 53).
Configuração de fluxo
Além da redução do estoque de materiais em processo – WIP (work in process, ou work in progress) – pelo JIT e Kanban, o layout da fábrica dever ser projetado para tirar o máximo proveito das simplificações inerentes a um fluxo ótimo.
Adequar o equipamento de movimentação interna de materiais à necessidade de redução do lead time de fabricação.
MARTINS (2001, p. 53).
Tecnologia de agrupamento de processos
Necessidade de combinar produtos diferentes de uma mesma família requer uma boa organização dos processos,
...