Controle estatístico do processo em uma indústria de cerveja
Por: 1020301993 • 28/6/2015 • Projeto de pesquisa • 1.415 Palavras (6 Páginas) • 1.109 Visualizações
TRABALHO INTERDISCIPLINAR DIRIGIDO IV
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
CURSO: Engenharia de Produção
Ana Karla Morais, Camila Macieira, Pedro Henrique Bazoli, Tâmara Bracarense e Valmir Gomes
Professor TIDIR: Vinicius Ribeiro Zuquim
Professores Co-orientadores: Alex Francisco de Oliveira Barbosa, Lucelia Viviane Vaz Raad, Rodrigo Cesar de Miranda e Rodrigo Santos da Lapa
[pic 1]
[pic 2]
1 INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas os consumidores cada vez mais experimentam mudanças substanciais no setor de bebidas alcoólicas, em decorrência de diversos fatores, dentre eles, o fenômeno da globalização, os diferentes hábitos e costumes, e a rapidez da informação.
Focada em inovação e qualidade, a Cervejaria Wäls nasceu em novembro de 1999, a partir da ideia de fornecer cervejas para um consumidor exigente, podendo ser chamada também de cervejas artesanais. A linha de produtos é inspirada nas tradicionais escolas cervejeiras belga, inglesa e tcheca.
As constantes mudanças nos ambientes organizacionais provocam a cada dia uma maior necessidade de tornar a empresa mais competitiva, para vencer a acirrada concorrência e garantir o seu espaço no mercado. Para que isso ocorra é necessário o planejamento da organização como um todo em torno do alcance destes objetivos. A gestão de processos e a utilização de métodos modernos que auxiliam a empresa na busca de equacionar ou minimizar os problemas surgem como fator de alta importância para a maximização dos resultados e consequente aumento da competitividade.
Os gerentes de produção têm papel importante nesta etapa, pois dentre o conjunto de atividades que se relacionam as falhas, Slack et al. (1999) diz que “o primeiro diz respeito à compreensão de quais falhas estão ocorrendo na produção e por que ocorrem”.
O controle estatístico do processo (CEP) surgiu no século XX sendo uma ferramenta de qualidade que nos permite viabilizar e padronizar a qualidade, com o objetivo de fornecer informações para diagnosticar e prevenir com mais eficiência os problemas envolvidos na produção. Outrossim aumentar a produtividade e diminuir desperdícios de matéria-prima e produtos.
Conforme Slack (2002), o controle estatístico do processo preocupa-se em checar o produto ou serviço durante a sua criação, havendo razões para acreditar que se há um problema com o processo, ele pode ser interrompido e os problemas identificados e retificados.
As hipóteses nas paradas do processo produtivo podem estar ligadas a vários fatores de maior ou menor importância.
As falhas na produção podem ocorrer por razões muito diferentes. As máquinas podem quebrar, os clientes podem fazer pedidos inesperados que a produção não consegue atender, o pessoal pode cometer erros simples em seus trabalhos, que impedem o trabalho normal, os materiais dos fornecedores podem estar defeituosos e assim por diante. (SLACK, 1999)
Se não houver um programa de manutenção preventivo nas empresas, também pode acarretar nestas paradas inesperadas. Outro ponto seria o manuseio de forma incorreta por parte dos profissionais, além da estocagem, mapeamento e acompanhamento da validade dos produtos que são fabricados. Todos estes problemas levantados estão diretamente ligados à gestão da qualidade nas organizações. Empresas investem milhões de reais em treinamentos que visam a qualidade em seus processos evitando assim um número excessivo de erros por falta de gerenciamento ou acompanhamento correto da produção.
A qualidade está diretamente ligada em atender as necessidades dos clientes de forma confiável, acessível e segura.
O gerenciamento da qualidade dos produtos e serviços sempre teve espaço nas empresas, estabelecendo um aumento da competitividade com foco na melhoria de produto e processos visando satisfazer os clientes.
A evolução do controle da qualidade que a empresa reduza a frequência de erros, aumenta o rendimento, a capacidade e o desempenho da produção. Praticar um bom controle de qualidade é desenvolver, projetar, produzir e comercializar um produto de qualidade, mais útil e sempre satisfatório para o consumidor, conforme Rosário (2004).
Analisando os conceitos indicados, fica evidente a importância da qualidade e de seu controle no que diz respeito à satisfação do mercado e das necessidades e desejos dos clientes e para sobrevivência das empresas. O controle de qualidade é essencial para o resultado final dos produtos e serviços. Tratando-se de cervejas artesanais, a qualidade é um fator crítico, pois impacta diretamente nos consumidores. Diante desta situação, aplicar o controle estatístico do processo torna-se ainda mais necessário para minimizar as incidências de erros no processo produtivo, reduzir perdas e manter a padronização dos produtos, tornando a empresa um referencial em inovação, variedade e qualidade.
nalisar o processo produtivo da cervejaria Wäls, a fim de propor técnicas de controle estatístico do processo para minimizar as incidências de falhas no processo produtivo, é o objetivo geral deste trabalho. Como objetivos específicos temos:
- Analisar as etapas do processo de produção da cervejaria Wäls, constatando possíveis não conformidades em todas as etapas do processo;
- Viabilizar um controle estatístico que proporcione uma visão geral do processo, identificando a origem das falhas;
- Elaborar tratativas para minimizar falhas no processo de produção a partir dos resultados obtidos no controle estatístico da produção.
2 Referencial Teórico
3 Materiais e Métodos
Para realizar este trabalho considera-se o controle estatístico do processo, como objeto central de estudo, uma vez que esta prática proporciona viabilizar e padronizar o processo produtivo. Sobre os processos que foram adotados na pesquisa, buscou-se formalizar o estudo e solucionar a questão problema. O procedimento a ser utilizado para abordar o assunto foi uma visite técnica, pesquisa bibliográfica, realizando uma revisão da literatura.
A base dos artigos utilizada para a elaboração desde estudo foi formada pela literatura indexada nos seguintes bancos de dados: Scielo (Scientific ElectronicLibrary Online), Capes (Coordenação de aperfeiçoamento de pessoas de nível superior), ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e livros de autores diversos, referente ao tema aqui proposto.
A escolha dos descritores (palavra-chave) utilizados no processo de revisão foi efetuada através da consulta ao banco de dados Scielo. Nas buscas, os seguintes descritores em português foram considerados: controle estatístico do processo (CEP), cervejaria Wäls, produção de cervejas artesanais e qualidade.
...