TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corrego Vaca Brava

Pesquisas Acadêmicas: Corrego Vaca Brava. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  719 Visualizações

Página 1 de 4

Conheça a história de um lugar que nasceu de muita luta

Camila Blumenschein - O Popular

Clique e veja a galeria de fotos

Ouça a reportagem da CBN Goiânia!

“A homenagem é mais do que justa”, declarou o biólogo, engenheiro agrônomo e ex-secretário Meio Ambiente de Goiânia, Osmar Pires Martins Júnior, ao se referir ao nome dado a um dos parques mais populares de Goiânia, conhecido como Vaca Brava. O local foi batizado com o nome do promotor de Justiça Sulivan Silvestre de Oliveira, o primeiro a iniciar no Ministério Público de Goiás (MP-GO) a defesa do meio ambiente, e que morreu em um trágico acidente de avião em 1999.

“Sulivan ajuizou a ação pública contra a ocupação imprópria da região do Parque Vaca Brava e abriu caminho para a recuperação da área”, lembra Osmar Pires, que escreveu junto com Josete Bringel o livro A Verdadeira História do Vaca Brava e Outras não Menos Verídicas. O local onde hoje é o Parque Sulivan Silvestre era uma fazenda por onde passava o Córrego Vaca Brava. Esse nome foi dado ao local e também ao córrego,por causa das vacas não domesticadas que atolavam na região, que era de brejo.

Enquete: Qual tema você quer que seja abordado na próxima reportagem do projeto Em cada canto uma história? Vote!

A fazenda era de Georgeta Revalina Duarte, que a recebeu de herança do pai, fazendeiro que doou lotes para a construção da capital. A fazenda abrangia toda a região do Setor Bueno. “Ela contratou um engenheiro especializado para fazer o loteamento da área onde hoje é o parque, obedecendo as diretrizes do plano original de Attílio Correa Lima, o que foi feito em 1951”, conta o biólogo.

Assista à reportagem especial do Jornal Anhanguera 1ª edição sobre o assunto

Na década de 50, Georgete vendeu os lotes para a empresa Coimbra Bueno, que mais tarde os vendeu para outras pessoas. De acordo com Osmar, a Coimbra Bueno vendeu, além dos lotes, áreas públicas da região, como praças e o parque. Um dos compradores de 12 lotes, Valdir Rodrigues do Prado pediu o loteamento de toda a área para a Prefeitura, o que foi aceito, inclusive na parte onde estava o córrego. “Com isso o que era de domínio público passou a ser de domínio particular. Depois ele pediu a construção de 12 arranha-céus onde hoje é o parque”, recorda.

Quer colaborar com o projeto Em cada canto uma história? Envie comentários, fotos, áudios e vídeos!

Em 1989, moradores do Setor Bueno estranharam a construção do Goiânia Shopping em uma das áreas verdes da região e fizeram um abaixo assinado pedindo ao Ministério Público a investigação da situação. “O curador do meio ambiente do MP na época era Sulivan Silvestre, que ajuizou ação civil pública, que condenou a Prefeitura e duas construtoras a recuperar a nascente do Córrego Vaca Brava”, conta Osmar.

A Prefeitura e o MP assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que decretava que o Município deveria preservar a região e desocupar a invasão dentro da área verde. O TAC foi homologado por sentença e virou uma decisão da Justiça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com