Criação De Jogos Unity
Casos: Criação De Jogos Unity. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: diegoperes142 • 6/4/2014 • 6.773 Palavras (28 Páginas) • 293 Visualizações
18/5/2011
Fonte: http://unity3d.com/support/documentation/Manual/User%20Guide.html
Jennifer de Sousa Freitas – GameDevelopers Brasil
Conteúdo
1. Bom, o que é a Unity? 3
1. Aprendendo a Interface 4
Primeira navegação 4
Project View (Visão do Projeto) 4
Hierarchy View (Visão da Hierarquia) 6
Parenting(Paternização) 6
ToolBar (Barra de Ferramentas) 7
Scene View 7
Navegação da Scene View 8
Posicionando GameObjects 9
Control Bar(Barra de controle) do Scene View 9
Game View (Visão do Jogo) 10
Play Mode (Modo de execução) 10
Inspector(Inspetor) 11
Prefabs 16
Outras Views 16
2. Fluxo de trabalho dos Assets. 17
Criar o Asset Bruto 17
Importar 17
Import Settings 17
Adicionando um Asset à cena 17
Colocando Assets diferentes juntos 17
Criando um Prefab 17
Alterando Assets 18
Opcional – Adicionando rótulos a seus Assets 18
Notas: 18
3. Criando Scenes 19
Instanciando Prefabs 19
Adicionando Components e Scripts 19
Colocando GameObjects 19
Trabalhando com Câmeras 19
Lights 19
4. GameObjects 20
O que são GameObjects 20
O Relacionamento GameObject-Component 20
O Component Transform 20
Outros Components 21
Usando Components 21
Adicionando Components 22
Editando Components 23
Testando Propriedades 24
Removendo Components 25
O relacionamento Component-Script 25
Usando Scripts 25
Criando novos Scripts 25
Anexando Scripts a GameObjects 26
Manipulando do GameObject 28
O poder das variáveis 28
Acessando outros Components 29
Para onde ir a partir daqui 30
5. Publicando Builds(Construções) 31
6. Conclusão 32
1. Bom, o que é a Unity?
A Unity 3D é um motor de jogos (game engine) que possibilita o desenvolvimento de jogos. Assim como toda game engine ou 3D engine, ela facilita o desenvolvimento de jogos pelo fato de o desenvolvedor não precisar programar diretamente para DirectX ou OpenGL, pois ela já faz isso para você.
A Unity pode fazer jogos para produtos da Apple (Mac, IPhone, IPod, IPad), da Microsoft (Xbox, Windows), da Google (Celulares com Android), da Sony (Playstation 3), da Nintendo (Wii) e para Navegadores Web (Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome, Opera e Safari).
Além dessa portabilidade, a Unity possui uma grande quantidade de ferramentas e é muito fácil de trabalhar com ela, pois além de ser visual(não apenas baseada em código como a Irrlicht, por exemplo) a interface é bastante amigável. Ela possui uma ferramenta de script baseada no Mono (ferramenta para desenvolver e executar aplicações .NET cliente e servidor em diferentes plataformas), possibilitando a programação em C#, Javascript e Python.
A Unity também permite a criação de Shaders com a linguagem SharderLab,Cg da NVidia, GLSL para o OpenGL e trabalha também com Shader Mode. O subsistema de simulação física é o PhysX, também da NVidia. Ela usa também bibliotecas Direct X, Open GL para renderização 3D e OpenAL para áudio.
Outro ponto forte da Unity é a importação de arquivos. Ela importa em vários formatos, tanto 2D quanto 3D o que exclui o trabalho de ter que exportar alguma arte antes de importar na Unity. Ela aceita os arquivos dos seguintes programas:
Blender: .blend
Autodesk 3DS Max: .max
Autodesk Maya: .mb or .ma
Maxon CINEMA 4D: .c4d
Cheetah3D: .jas
Luxology Modo 3D: .lxo *a partir do modo 501
NewTek LightWave: é necessário exportar para .fbx utilizando o plugin para exportar para fbx do LightWave.
Unity também lê arquivos .FBX, .dae, .3DS, .dxf e .obj. também aceita o .collada. Para arquivos de textura (arquivos 2D) ele aceita os formatos: PSD, TIFF, JPG, TGA, PNG, GIF, BMP, IFF, PICT.
A Unity3D além dessas características é free apesar de ter a versão Pro que é um preço não tão fora da realidade.
1. Aprendendo a Interface
Primeira navegação
Vamos começar aprendendo a interface da Unity. Se você não tiver aberto a Unity ainda, você pode encontra-la dentro de Iniciar Programas Unity no Windows, ou Aplicações Unity no Mac. O Editor da Unity irá aparecer. Não tenha pressa para examinar a interface do Editor da Unity e se familiarizar com ela. A Janela Principal do Editor é composta de várias abas chamadas de Views(Visões). Há vários tipos
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