CÁLCULO NUMÉRICO – ANÁLISE GRÁFICA DE FUNÇÕES – LOCALIZAÇÃO DOS INTERVALOS DAS RAÍZES
Por: ferreirinha93 • 30/11/2016 • Artigo • 316 Palavras (2 Páginas) • 332 Visualizações
CÁLCULO NUMÉRICO – ANÁLISE GRÁFICA DE FUNÇÕES – LOCALIZAÇÃO DOS INTERVALOS DAS RAÍZES – SÉRIE 5
Prof. Cida Coelho
Como obter raízes reais de uma equação qualquer?
No caso de polinômios de grau mais alto e de funções mais complicadas é praticamente impossível se achar os zeros exatamente e, por isso, temos de nos contentar em encontrar apenas aproximações. A análise gráfica da função f (x) ou da equação f(x) = 0 é fundamental para se obter boas aproximações para a raiz. Para tanto, é suficiente utilizar um dos seguintes processos:
- Esboçar o gráfico da função f(x) e localizar as abcissas dos pontos onde a curva intercepta o eixo . [pic 1]
- A partir da equação f(x) = 0, obter a equação equivalente g(x) = h(x), esboçar os gráficos das funções g(x) e h(x) no mesmo eixo cartesiano e localizar os pontos onde as duas curvas se interceptam, pois neste caso f () = 0 g() = h().[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
Exemplo: Para analisar graficamente a função f (x) = x3 – 9x + 3 podemos trabalhar com a equação x3 – 9x + 3 = 0 e obter a equação equivalente x3 = 9x + 3, considerando g(x) = x3 e h(x) = 9x + 3. Através da intersecção das curvas de g(x) e h(x) podemos encontrar os intervalos onde se encontram as raízes: [- 5,- 3], [0,1] e [2, 3].
EXERCÍCIOS
- Analise graficamente as funções obtendo as equações equivalentes para determinar as funções g(x) e h(x) e descobrir os intervalos onde se encontram as raízes das funções:
- f (x) = ex + x – 3
- f (x) = - 5e-x [pic 6]
- f (x) = x3 – 5x + 3
- f (x) = x3 + 1
RESPOSTAS
- a) [0, 1]
b) [1, 2]
c) [0, 0,5]
d) [-2, 0]
...