DECLARAÇÃO DE FASE DE SUPERVISÃO
Relatório de pesquisa: DECLARAÇÃO DE FASE DE SUPERVISÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Williamgsantos • 28/9/2014 • Relatório de pesquisa • 2.171 Palavras (9 Páginas) • 239 Visualizações
William Gomes dos Santos
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Escola Técnica de Campinas - ETEC
Campinas
2012
William Gomes dos Santos
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para graduação em Técnico em Mecatrônica na Escola Técnica de Campinas - ETEC, sob orientação do prof. Ângelo Lasmar.
Escola Técnica de Campinas – ETEC
Campinas
2012
DEDICATÓRIA
A todos que sempre acreditaram e me incentivaram a buscar mais. A todos que contribuíram pela realização deste trabalho. Dedico este Trabalho de Conclusão de Curso aos meus familiares, escola ETEC São José, professores, orientadores, a empresa Safetline, supervisor da área Mecânica e colegas de trabalho, que deram apoio e incentivo para concluir esta jornada, e em especial a família por terem se privado, de nossa companhia em favor de nossos estudos tão importantes para nossas realizações.
AGRADECIMENTOS
Agradeço aos professores e a escola pela dedicação ao ensino de qualidade, pela compreensão, disponibilidade, paciência e pelo incentivo nos momentos mais difíceis, a todos meus amigos que conquistei durante a minha graduação acadêmica e a empresa pela oportunidade dada ao estágio supervisionado, e em especial ao professor Ângelo Lasmar, por ter revisado todo este Trabalho de Estágio Supervisionado.
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
DC – Current continues – Corrente contínua é um fluxo constante das Cargas Elétricas de um Potencial alto para baixo.
AC – Alternating current – Corrente alternada é uma corrente elétrica cuja magnitude e direções da corrente variam ciclicamente, ao contrário da corrente contínua cuja direção permanece constante e que possui pólos positivo e negativo definidos.
VOLT – Voltage – Tensão elétrica
CPU – Central processing unit – Unidade central de processamento
APM – Electric current – Corrente elétrica
PVC – Poly Vinil Chloride – Policloreto de Vinila
WATT – Eletric Power – Potência elétrica
OHM – Resistence – Resistência
ESD: Descarga Eletrostática (ESD do inglês Electro Static Discharge) define-se como a transferência de energia entre dois corpos carregados com potenciais diferentes causada por contacto direto ou induzida por um campo eletrostática.
SMD: (Surface Mounted Device), o que traduzindo seriam componentes montados sobre a superfície.
PRESSOSTATOS- O funcionamento dos contatos elétricos dos pressostatos de baixa, de alta e conjugados de alta e baixa, obedecem ao movimento do fole, que expande de acordo com a pressão. Assim os contatos elétricos modificam o seu estado dependendo do movimento do fole. Os pressostatos podem ter dois tipos básicos de contatos:
SPDT - Single Pole Double Throw – que significa, entrada comum e saída dupla.
SPST - Single Pole Single Throw – que significa, entrada comum e saída única. Com o aumento da pressão, o pressostato se move no sentido de fechar o contato 1 com 4. (ver ilustração). Quando a pressão diminui a situação contrária ocorre.
Capacitores: Um Capacitor ou Condensador é constituído por duas placas metálicas condutoras (as armaduras), dispostas uma paralela à outra e separadas por um material isolante (o dielétrico). Utiliza-se como dielétrico o papel, a cerâmica, a mica, os materiais plásticos, vidro, parafina ou mesmo o ar. O Capacitor é dispositivo muito usado em circuitos elétricos. Este aparelho é destinado a armazenar cargas elétricas e é constituído por dois condutores separados por um isolante: os condutores são chamados armaduras (ou placas) do capacitor e o isolante é o dielétrico do capacitor.
Osciloscópio: osciloscópio é um instrumento de visualização de formas de onda de tensão, seja ela contínua ou alternada.
Grandezas físicas que necessitem ter seu comportamento temporal visualizado devem ser relacionados à tensão inicialmente, para que possam ser acompanhadas com o osciloscópio.
Resistores: Ohm – O Efeito Joule não acontece sozinho, para que ele ocorra é preciso que se tenha um dispositivo (condutor) capaz de tornar a energia elétrica em energia térmica, esse dispositivo é chamado de Resistor.
LED: É a abreviatura de "Light Emitting Diode” (diodo emissor de luz).
Um diodo é semelhante a uma rua de mão única para a eletricidade, A corrente pode fluir através dele somente em uma direção, Um LED é um tipo especial de diodo que se acende, e é usado em um circuito para mostrar que uma corrente está circulando. Algumas vezes um LED tem uma ponta mais curta do que a outra. A mais curta é chamada negativa e a maior é a positiva.
SUMÁRIO
8 Agradecimentos 4
9 Lista de Abreviaturas e Siglas 5
10 Sumário 8
11 1 Dados pessoais e da empresa 9
12 2 Introdução 10
13 3 Histórico e estrutura organizacional da empresa 12
14 4 Atividades desenvolvidas 14
15 5 Supervisão de estágio do lado da empresa 16
16 6 Conhecimentos adquiridos 17
6.1 Ilustração..............................................................................................................18
17 7 Resultados alcançados 19
18 8 Conclusão 20
...