DESENVOLVIMENTO: KINEMATICS
Seminário: DESENVOLVIMENTO: KINEMATICS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maiconpereira040 • 1/6/2014 • Seminário • 4.663 Palavras (19 Páginas) • 430 Visualizações
DERIVAÇÃO: CINEMÁTICA
2.1. Velocidade Instantânea
Pesquisar o conceito de velocidade instantânea a partir do limite, com ∆t→0. Comparar a fórmula aplicada na física com a fórmula usada em cálculo e explicar o significado da função v (velocidade instantânea), a partir da função s (espaço), utilizando o conceito da derivada que você aprendeu em cálculo, mostrando que a função velocidade é a derivada da função espaço.
Dar um exemplo, mostrando a função velocidade como derivada da função do espaço, utilizando no seu exemplo a aceleração como sendo a somatória do último algarismo que compõe o RA dos alunos integrantes do grupo. (todos os parágrafos devem ter um recuo em seu início; espaçamento entre linhas de 1,5; texto justificado; fonte: tamanho 12, Times New Roman)
2.1. Gráficos do Espaço x Tempo e Velocidade x Tempo
Montar uma tabela, usando seu exemplo acima, com os cálculos e plote num gráfico as funções S(m) x t(s) e V(m/s) x t(s) para um intervalo entre 0 a 5s, diga que tipo de função você tem e calcular a variação do espaço percorrido e a variação de velocidade para o intervalo dado.
Calcular a área formada pela função da velocidade, para o intervalo dado acima. (todos os parágrafos devem ter um recuo em seu início; espaçamento entre linhas de 1,5; texto justificado; fonte: tamanho 12, Times New Roman)
2.3. Aceleração Instantânea
Pesquisar sobre a aceleração instantânea de um corpo móvel, que define a aceleração como sendo a derivada da função velocidade.
Explicar o significado da aceleração instantânea a partir da função s (espaço), mostrando que é a aceleração é a derivada segunda.
Utilizar o exemplo do Passo 1 e mostrar quem é a sua aceleração a partir do conceito de derivação aplicada a sua função espaço e função velocidade.
2.4. Gráfico da Aceleração x Tempo
Plotar num gráfico sua função a(m/s2) x t(s) para um intervalo de 0 a 5 segundos e dizer que tipo de função você tem.
Calcular a área formada pela função aceleração para o intervalo dado acima e comparar o resultado obtido com o cálculo da variação de velocidade realizado no passo 2, subitem 2.1 e fazer uma análise a esse respeito.
DERIVAÇÃO: FUNÇÃO EXPONENCIAL
3.1. Constante de Euler
Pesquisar mais sobre a constante de Euler e fazer um resumo sobre esse assunto de pelo menos uma página, constando dos dados principais a respeito do assunto e curiosidades.
Existem inúmeros sites na internet que trazem informações ricas sobre esse assunto. Abaixo deixamos alguns para que possa ser pesquisado, além do Wikipédia.
Construir uma tabela com os cálculos e resultados aplicados na fórmula abaixo, utilizando os seguintes valores para n = {1, 5, 10, 50, 100, 500, 1000, 5000, 10000, 100000, 1000000}, esboçar um gráfico representativo e fazer uma conclusão a respeito.
e=〖lim〗_n→∞(1+1/n)^nou substituindo n=1/h , temos e=〖lim〗_(h→0) (1+h)^(1/h)
3.2. Séries Harmônicas
Pesquisar sobre “séries harmônicas” na música, na matemática e na física e sobre somatória infinita de uma PG. Fazer um relatório resumo com as principais informações sobre o assunto de pelo menos 1 página e explicar como a Constante de Euler se relaciona com série harmônica e com uma PG, mostrando as similaridades e as diferenças.
Não deixe espaços em brando durante o corpo de desenvolvimento.
3.3. Crescimento Populacional
Thomas Malthus em seu trabalho publicado em 1798 “An Essay on the Principle of Population”, apresentou um modelo para descrever a população presente em um determinado ambiente, em função do tempo. Ele considerou N = N(t) como sendo o número de indivíduos em certa população no instante t. Tomando as hipóteses que os nascimentos e as mortes naquele ambiente eram proporcionais à população presente e sendo a variação do tempo conhecida entre os dois períodos, concluiu a seguinte equação para descrever a população presente em um determinado instante t.
, onde temos:
t =0 no instante inicial
r = uma constante que varia com a espécie da população
= A população existente/presente no instante inicial.
É obvio que o gráfico dessa função depende de r e
A utilização desse modelo parte do pressuposto de que o meio ambiente tenha pouca ou nenhuma influência sobre a população. Dessa forma, ele serve mais como um indicador do potencial de sobrevivência e de crescimento de cada espécie populacional, do que um modelo que realmente mostra o que ocorre.
Com base nas informações acima, considerar uma colônia de vírus em um determinado ambiente. Um analista de um laboratório ao pesquisar essa população, percebe que ela triplica a cada 8 horas. Dessa forma, utilizando o modelo populacional de Thomas Malthus, quantos vírus haverá na colônia após 48 horas em relação à última contagem?
3.4. Gráfico do Crescimento Populacional x Tempo
Construir uma tabela e plote um gráfico do crescimento populacional em função do tempo, observando o que ocorre a cada 4 horas.
Entre a introdução, desenvolvimento e conclusão, pode deixar espaços em brando.
4. CONCLUSÃO
DERIVAÇÃO: CINEMÁTICA
2.1. Velocidade Instantânea
Pesquisar o conceito de velocidade instantânea a partir do limite, com ∆t→0. Comparar a fórmula aplicada na física com a fórmula usada em cálculo e explicar o significado da função v (velocidade instantânea), a partir da função s (espaço), utilizando o conceito da derivada que você aprendeu em cálculo, mostrando que a função velocidade
...