DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA RECICLAGEM DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO BRASIL
Por: Bru_2 • 30/5/2017 • Artigo • 879 Palavras (4 Páginas) • 378 Visualizações
TEMA: DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL NA RECICLAGEM DE RESIDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO BRASIL
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo identificar, avaliar e questionar de acordo com as normas estabelecidas RESOLUÇÃO CONAMA nº 307, de 5 de julho de 2002 meios de desenvolver a reciclagem de resíduos das construção civil , tendo em vista que o cenário brasileiro nos últimos vinte anos foi um dos que mais produziu resíduos sólidos , impulsionado por programas ,incentivos políticos dentre outros que fizeram desta área de atuação uma das que mais produzem resíduos, tendo em vista tal cenário estatísticas, valores e informações sobre o descarte de resíduos serão apresentados de forma a identificar e quantificar e fomentar soluções para as problemáticas do pais.
Introdução
Estudando toda a evolução humana percebe-se que a construção civil é uma das atividades mais antigas da humanidade. Mesmo sem perceber as pessoas já a utilizava quando ainda era tudo artesanal. Hoje em dia a construção civil já é reconhecida e é uma das mais importantes atividades para o desenvolvimento econômico, gerando emprego para 60% da população. Porém, mesmo tendo todo esse aspecto positivo, ela utiliza bastante recursos naturais, consumindo entre 20 e 50% gerando assim a escassez e grande quantidade de resíduos.
Diante dessa escassez, busca-se novas alternativas para diminuir a utilização dos recursos naturais e novas formas para a utilização e/ou reutilização dos resíduos na construção. Ao observar os últimos anos, percebe-se que o Brasil vem sofrendo várias transformações e avanços. Com isso, surge a criação de programas que incentivam o desenvolvimento e a área da construção (a exemplo da MINHA CASA MINHA VIDA). No entanto, inevitavelmente, este desenvolvimento acarreta em milhares de milhares de pilhas contendo resíduos, que em sua maioria são descartados sem nenhuma técnica de tratamento ou reutilização.
Tendo em vista este cenário, tornou-se necessária a criação de legislações para tentar desenvolver meios de orientar e controlar a geração de matéria da construção, já que, embora as leis tenham sido criadas, devido ao pequeno apoio político, social e industrial, poucos resultados foram obtidos.
Frente ao exposto, esse trabalho vem com o intuito de apresentar o quanto de RCD é gerado no Brasil e mostrar alternativas sustentáveis para a reutilização do mesmo, de forma a reduzir os impactos causados na natureza com o objetivo de alcançar a meta de sustentabilidade, com o intuito de "acordar" a humanidade, e fazê-los perceber que a palavra reciclar, não será mais uma opção mais sim uma rotina de casa brasileiro.
Metodologia
Temos como objetivo desta pesquisa analisar atitudes humanas e estatais em relação à sustentabilidade e à reciclagem, neste caso, especificamente dos RCD. Tendo que se agirem juntos, é possível que se obtenha melhores resultados.
A partir da Resolução nº 307 do CONAMA, que vigorou em 05 de julho de 2002, pode dar um pouco de suporte à população a cerca de gerenciamentos dos RCD's . Deseja-se, também, verificar se a mesma tem feito jus ao suporte que lhes foi dado.
Nesta pesquisa, será possível observar que é necessário que haja um consenso entre Estado e população para que não tenha problemas ambientais que possam causar impactos, sejam eles econômicos ou sociais, para a própria população.
Procura-se mostrar, ainda, que a reciclagem de resíduos da construção civil pode ser uma solução para gerar uma matéria-prima alternativa que pode ser reutilizada na própria construção.
Revisão Bibliográfica
(FALTA, O RESPONSAVEL AINDA NÃO MANDOU)
Resultados e Discussões
A construção civil é um dos setores que mais produz resíduos sólidos no Brasil, a estimativa dessa geração chega a 70 mil/toneladas ano, o que equivale 0.5 toneladas por habitantes. Ultrapassando assim a Alemanha e os Estados Unidos. De acordo com ABRELPE (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Publica e Resíduos Especiais ), nos anos de 2010 e 2013 foi feita uma pesquisa pelos órgãos públicos que a coleta de RCD aumentou em 7,2% (figura1) no ano de 2011. Entretanto, mesmo com o aumento da coleta nos anos pesquisados não foi-se o necessário pois, os resíduos também aumentaram fazendo assim que tudo permanecesse igual, chegando a gerar aproximadamente 37 milhões de toneladas em todo Brasil, dados bastantes significativos.
...