DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E VIRTUALIZAÇÃO
Projeto de pesquisa: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E VIRTUALIZAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aguidsilva • 9/9/2013 • Projeto de pesquisa • 3.753 Palavras (16 Páginas) • 311 Visualizações
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
VIRTUALIZAÇÃO
Criciúma – Santa Catarina
2013
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
VIRTUALIZAÇÃO
Nome: Aguinaldo da Silva
R.A: 1139586
Curso: Gestão da Tecnologia da Informação
Semestre: 3º Semestre
Criciúma – Santa Catarina
2013
RESUMO
O projeto a seguir tem a finalidade de mostrar como a virtualização trouxe ganhos significativos para duas empresas. A primeira do ramo de petróleo e gás, a Univen, conseguiu reduzir em 60% os gastos com custos de energia. A segunda, a Supricel, conseguiu economia estimada em 600 mil dólares ao longo de cinco anos e disponibilidade de 99,9% com virtualização.
Pretende mostrar também como a virtualização pode ajudar companhias a reduzirem o número de servidores físicos, conseqüentemente custos com hardware, software, energia e aumentar a competitividade de mercado.
Palavras chave: virtualização, custos, energia, servidores, nuvem.
ABSTRACT
The following project aims to show how virtualization has brought significant gains to both companies. The first branch of the oil and gas, Univen were able to reduce by 60% spending on energy costs. The second, the Supricel, managed savings estimated at $ 600,000 over five years and 99.9% availability with virtualization.
Also aims to show how virtualization can help companies reduce the number of physical servers, therefore hardware costs, software, energy and increase market competitiveness.
Keywords: Free Virtualization, cost, energy, servers, cloud.
ÍNDICE
1. INTRODUÇÃO 6
2. CONCEITO DE VIRTUALIZAÇÃO 7
3. RAZÕES PARA VIRTUALIZAR 8
4. QUESTÕES SOBRE A VIRTUALIZAÇÃO 9
5. TIPOS DE VIRTUALIZAÇÃO 10
5.1. Virtualização de servidores 11
5.2. Virtualização de desktops 12
5.3. Virtualização de aplicações 12
6. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E VIRTUALIZAÇÃO 13
7. ESTUDO DE CASO 1: UNIVEN 15
8. ESTUDO DE CASO 2: SUPRICEL 17
8.1. Situação inicial 17
8.2. Solução 17
8.3. Redução de custos 19
8.4. Tecnologias implementadas 19
7. CONCLUSÃO 20
8. REFERÊNCIAS 21
1. INTRODUÇÃO
A virtualização é uma das tendências mais evidente da tecnologia da informação nos dias de hoje. Isto não é por acaso. Enquanto uma variedade de tecnologias se abrigam debaixo do guarda-chuva da virtualização, todas elas estão mudando o mundo de TI de diferentes maneiras. Três areas importantes a serem focadas são: virtualização de servidores, de desktop e de aplicações.
Cada tecnologia, seja ela virtual ou não, deve ser efetivamente gerenciada e controlada com segurança. Neste cenário existe uma infinidade de empresas que inevitavelmente precisa da tecnologia da informação para desempenhar suas atividades.
A virtualização pode dar às empresas e aos funcionários mais liberdade e permitir que o departamento de TI administre os usuários remotos de modo mais eficiente.
2. CONCEITO DE VIRTUALIZAÇÃO
A idéia de virtualização teve início com os mainframes em 1960. O conceito era dividir o computador em múltiplas máquinas virtuais. Hoje, porém, os PCs estão mais potentes para executar múltiplas tarefas. Os conceitos da virtualização, independentes do fabricante da solução, possuem objetivos simples, o que faz da virtualização algo complexo é a necessidade do conhecimento acerca do que se encontra ao redor da virtualização e todos os pontos de encaixe. A virtualização é uma técnica que permite compartilhar e utilizar recursos de um único sistema computacional em vários outros denominados de máquinas virtuais.
Cada máquina virtual oferece um sistema computacional completo muito similar a uma máquina física. Com isso, cada máquina virtual pode ter seu próprio sistema operacional, aplicativos e oferecer serviços de rede. É possível ainda interconectar (virtualmente) cada uma dessas máquinas através de interfaces de rede, switches, roteadores e firewalls virtuais.
Em uma definição livre, virtualização é o processo de executar vários sistemas operacionais em um único equipamento. Uma máquina virtual é um ambiente operacional completo que se comporta como se fosse um computador independente. Com a virtualização, um servidor pode manter vários sistemas operacionais em uso, sejam eles iguais similares ou completamente diferentes. Os sistemas operacionais virtualizados são independentes entre si.
Não é preciso que o administrador tenha um hardware particular pronto para virtualização,
...