DETERMINAÇÃO DO VALOR DA ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE MEDIANTE O EMPREGO DO MÉTODO DO PÊNDULO SIMPLES
Por: Alberto Amaral • 15/6/2018 • Relatório de pesquisa • 1.518 Palavras (7 Páginas) • 509 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR –UCSAL
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS
BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL
PATRICK PINHEIRO DA SILVA
DINALDO SANTANA DE OLIVEIRA
DETERMINAÇÃO DO VALOR DA ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE MEDIANTE O EMPREGO DO MÉTODO DO PÊNDULO FÍSICO
Salvador
2018
PATRICK PINHEIRO DA SILVA
DINALDO SANTANA DE OLIVEIRA
DETERMINAÇÃO DO VALOR DA ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE MEDIANTE O EMPREGO DO MÉTODO DO PÊNDULO FÍSICO
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Física Experimental II, no curso de Engenharia, na Universidade Católica do Salvador, referente a prática realizada no dia 18/04/2018.
Prof. Fernando Barreto Nunes
Salvador
2018
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO 3
- PENDULO FÍSICO 4
- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 6
- Materiais 6
- Método experimental 6
- RESULTADOS E ANÁLISES 7
- CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
- REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
O presente relatório tem como objetivo determinar o valor local da aceleração da gravidade mediante um emprego de um pendulo físico, além de, analisar a quantidade métrica dos resultados obtidos no experimento. Mediante a realização do experimento foi possível observar uma série de objetivos gerais que em conseguinte estavam atrelados a objetivos específicos.
Neste relatório haverá uma breve explicação sobre o conceito e influências de um Pendulo Físico.
Haverá a apresentação dos materiais utilizados no experimento, além das etapas para sua realização.
No tópico chamado de Resultados e Analises haverá a apresentação da tabela para registrar os valores e cálculos encontrados no processo de oscilação do pendulo físico. Além de a resolução dos cálculos para achar a aceleração média local da gravidade e o erro relativo percentual cometido na determinação do valor da aceleração da gravidade.
Nas considerações finais e referências, será relatada as conclusões sobre o experimento e a bibliografia utilizada
2 PÊNDULO FÍSICO
Em questão conceitual um pêndulo pode ser definido como um objeto qualquer com uma massa m, que oscila em torno de um eixo fixo ao em torno de uma posição de equilíbrio, a uma distância do centro de massa, de comprimento L. Ao se mover o objeto de massa m em uma posição ϴ, e deixá-lo entrar em movimento, o pêndulo irá começará a oscilar. O pêndulo em movimento é conhecido com pêndulo físico.
Movimentos de oscilação são apresentados de várias formas no dia a dia. Estes movimentos podem ser registrados por ondas sonoras produzidas por qualquer objeto. Na amplitude da Física, estas oscilações são estudadas através do Movimento Harmônico simples. Dentre os fatos apresentados o Pendulo Físico aparece com um grande exemplo de movimento oscilatório, pois se trata de um sistema que a partir de uma força externa, apresenta um movimento periódico. Esta afirmação é explicada devido ao pendulo ser um corpo suspenso que ao ser transposto da sua posição de equilíbrio, efetua livremente movimentos oscilatórios na vertical.
A força que age para que ocorra o movimento, assim desprezando o atrito do ar e do furo com o pino fixo que dá apoio a oscilação chama-se de força peso. Ao oscilar, o pêndulo executa o chamado movimento harmônico, tendo um período de oscilação T, que se trata do tempo necessário para que a massa leva para sair de um ponto e voltar ao mesmo percorrendo a mesma distância.
Na figura próxima um pêndulo físico se caracteriza através de um corpo rígido de massa M, que está suspenso por um eixo horizontal, onde irá atravessa-lo em torno do qual o devido corpo pode girar. Na posição de equilíbrio o que o levanta em (O) e o centro de passa estão iguais em uma linha vertical. Quando este corpo é afastado da sua posição de equilíbrio na vertical, e liberado, passasse a fazer um movimento oscilatório em torno dessa posição, guiado pelo torque de restauração feito pela força peso do próprio.
[pic 2]
FONTE:http://http://www.ebah.com.br/content/ABAAAflz0AK/pendulo-fisico-movimento
3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
3.1 Materiais
Para a realização deste experimento, foram utilizados: um conjunto pendular (Tripé Universal com Prolongadores, régua graduada milimetrada e um fio inextensível que possui na extremidade inferior um pêndulo de massa não revelada) conforme ilustra a figura 3; transferidor (goniômetro) e um celular com cronômetro digital.
Figura 3: Conjunto Pendular.
[pic 3]
FONTE: Imagem própria.
...