DETERMINAÇÃO DA MASSA ESPECÍFICA
Por: Layla Lula • 14/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.162 Palavras (5 Páginas) • 277 Visualizações
UNIVERSIDADE TIRADENTES
CIMENTO PORTLAND - DETERMINAÇÃO DA MASSA ESPECÍFICA
ARACAJU
2015
CIMENTO PORTLAND - DETERMINAÇÃO DA MASSA ESPECÍFICA
Relatório de prática experimental, apresentada à Universidade Tiradentes, como pré-requisito da disciplina Materiais de Construção, turma E01, ministrada pelo Prof. em 2015/1.
ARACAJU
2015
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO................................................................................................. 04
- OBJETIVOS........................................................................................................05
- OBJETIVO GERAL.........................................................................05
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS...........................................................05
- MATERIAIS UTILIZADOS.....................................................................05
- METODOLOGIA................................................................................................06
- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL..................................................06
- CÁLCULO....................................................................................07
- RESULTADO..........................................................................................08
- CONCLUSÃO....................................................................................................08
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................................................08
- INTRODUÇÃO
Cimento é um dos materiais de construção mais utilizados na construção civil, por conta da sua larga utilização em diversas fases da construção. O cimento pertence a classe dos materiais classificados como aglomerantes hidráulicos, com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, esse tipo de material em contato com a água entra em processo físico-químico, tornando-se um elemento sólido com grande resistência a compressão e resistente a água e a sulfatos.
O cimento portland é a denominação convencionada mundialmente para o material usualmente conhecido na construção civil como cimento. Composto de clínquer e de adições, o primeiro, é o principal componente e está presente em todos os tipos de cimento portland, tem como matérias-primas o calcário e a argila, é fonte de Silicato tricálcico (CaO)3SiO2 e Silicato dicálcico (CaO)2SiO2, estes compostos trazem acentuada característica de ligante hidráulico e estão diretamente relacionados com a resistência mecânica do material após a hidratação. As adições podem variar de um tipo de cimento para outro e são principalmente elas que definem os diferentes tipos de cimento. A maioria dos tipos de cimento portland hoje existente no mercado serve para o uso geral. Alguns deles, entretanto, têm certas características e propriedades que os tornam mais adequados para determinados usos, permitindo que se obtenha um concreto ou uma argamassa com a resistência e durabilidade desejadas, de forma bem econômica.
As propriedades físicas do cimento portland são consideradas sob três aspectos distintos: propriedades do produto em sua condição natural em pó, da mistura de cimento e água e proporções convenientes de pasta e, finalmente, da mistura da pasta com agregado padronizado – as argamassas. As propriedades da pasta e argamassas são relacionadas com o comportamento desse produto quando utilizado, ou seja, as suas propriedades potenciais para a elaboração de concretos e argamassas. Tais propriedades se enquadram em processos artificialmente definidos nos métodos e especificações padronizados, oferecendo uma utilidade quer para o controle de aceitação do produto, quer para a avaliação de suas qualidades para os fins de utilização dos mesmos.
O conhecimento da massa específica do cimento permite controlar os teores de escoria e pozolana na mistura com o clínquer e o gesso, durante a fabricação de cimento Portland de alto forno e pozolânico e serve como dado necessário para o cálculo da finura pelo método da permeabilidade ao ar, além de ser também um dado importante no cálculo do desgaste de concretos e argamassas. O ensaio de determinação da massa específica ou densidade absoluta consiste em especificar o volume ocupado pela massa do cimento, visando conhecer a proporção do cimento nas massas de concreto, facilitando o cálculo da quantidade de cimento na produção da massa, ensaio esse especificado pela norma NM 23 de 2000.
- OBJETIVOS
- OBJETIVO GERAL
Determinar a massa específica do cimento Portland.
- OBJETIVO ESPECÍFICO
- Aprender a manusear os equipamentos utilizados em um experimento de determinação da massa específica;
- Efetuar os cálculos para encontrar a massa específica do cimento e verificar se esta dentro do limite tolerado.
- MATERIAIS UTILIZADOS
- Balança;
- Frasco volumétrico de Le Chatelier;
- Líquido de medição - Xilol (líquido quimicamente não reagente com o cimento);
- Funis de haste longa e haste curta;
- Termômetro;
- Banho termorregular - recipiente para conter água onde será submerso o frasco de "le chatelier";
- Recipiente capaz de conter a quantidade de material cuja massa será determinada - Cimento;
[pic 1]
Figura - Material Utilizado
- METODOLOGIA
4.1 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Para a realização deste experimento utilizou-se uma amostra do cimento Poty - CP2732. A extração e preparação da amostra de cimento usado foi realizado de acordo com a norma.
Para o ensaio, foi preparada uma quantidade amostra no frasco e então separada. Com o auxílio do funil de haste curta foi introduzido o líquido de medição no frasco de Le Chatelier até que o nível ficar compreendido entre 0 e 1 cm³. O frasco então foi submergido para a termorregulação. Foi feita então a leitura inicial Vi = 0,85 cm3 e da temperatura inicial Ti = 24,5°C do líquido.
...