DETERMINAÇÃO DE UMIDADE EM PRODUTOS ALIMENTÍCIOS
Por: Uander3 • 8/7/2018 • Projeto de pesquisa • 385 Palavras (2 Páginas) • 156 Visualizações
DETERMINAÇÃO DE UMIDADE EM PRODUTOS ALIMENTÍCIOS
A determinação dos alimentos é muito útil para que através de analises possa saber qual será a porcentagem de água nesses alimentos, pois essa água afeta muito quando um alimento é estocado, pois condigno a essa água o alimento poderá estar sujeito a uma rápida deterioração devido à acumulação de fungos e bactérias, então, a determinação é essencial para uma conservação mais eficaz evitando que um alimento deteriore mais rápido.
A deterioração dos alimentos pode ser minimizada através do processo de retirada da água do alimento.
O conteúdo de água de um alimento é o principal fator causador da deterioração por microrganismos e alterações por reações químicas e enzimáticas. A diminuição desse conteúdo é um modo de conservação do alimento, no entanto quanto maior a umidade final, mais macia à consistência do produto (Celestino, 2010, p.14).
As substâncias que contém nos alimentos desidratados também faz muito bem a saúde, especialistas dizem que a perda da água não afeta as vitaminas que contém no alimento. “O alimento desidratado é nutritivo; apesar das possíveis perdas de alguns nutrientes, o valor alimentício do produto concentra-se por causa da perda de água” (CELESTINO, 2010, p.10).
Segundo Celestino (2010) com a desidratação dos alimentos, o açúcar que contém nesse alimento se acromera depois da retirada da água, com isso o produto terá um sabor e coloração mais salientados e alguns alimentos o açúcar será decisivo para seu sabor.
Através de varias pesquisas observou-se que a determinação dos alimentos é essencial para conservação com todos seus nutrientes. Os produtos determinados tem uma validade maior e sem nenhuma alteração dos seus nutrientes.
Com isso conclui-se que a desidratação de alimentos é essencial para conservá-los por muito mais tempo sem a sua perda de nutrientes e vitaminas. A determinação pode-se também deixar um alimento mais saboroso, pois ainda continuará com a suas proteínas e vitaminas com a vantagem de uma validade superior ao alimento não deteriorado.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CELESTINO, Sonia Maria Costa - Princípios da secagem de alimentos - Embrapa Cerrados Brasília, 2010, p.10.
GAVA, Altamir Jame - Princípios da tecnologia de alimentos, São Paulo: Nobel, 1984. p.30.
GONSALVES, Paulo Eiró, - Livro dos alimentos, São Paulo, 1992.
Determinação dos teores de umidade e cinzas de amostras comerciais de guaraná utilizando métodos convencionais e análise térmica. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbcf/v42n2/a13v42n2.pdf>, acesso em: 04 fev. 2018.
...