DIDATICA E PRATICA DE ENSINO
Dissertações: DIDATICA E PRATICA DE ENSINO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: TANIA0611 • 24/2/2015 • 1.993 Palavras (8 Páginas) • 299 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO
ALICE HENRIQUE DE OLIVEIRA - 3306508376
ERICA DE PAULA FERNANDES - 3300490646
SIVONILDA SANTOS DE SOUZA - 3306505018
TANIA HOVADICK MARÇAL - 2307336232
TATIANA MARTINS DE PAULA - 3341514516
VERA LUCIA DIAS - 3345556714
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Didática e práticas de ensino”, sob orientação do professor-tutor à distância Tatiane Heiffig Borges
Belo Horizonte
2012
Resumo
O presente texto tem como objetivo mostra que o planejamento deve estar presente no dia-a-dia do professor, pois ele direciona a realização das atividades e essencial em setores diferentes da vida social e escolar, tornando-se indispensável na atividade docente para se atingir êxito no processo de ensino aprendizagem. E fundamental e importante haver o planejamento, pois para o professor elabora sua metodologia e necessário para realizações mais complexa e requintada.
Assim também acontece em diversos campos das atividades humanas, para obtenção de êxito o planejamento se impõe como medida básica para um contato maior com a realidade.
INTRODUÇÃO
A ação de planejar faz parte da historia humana e esta presente em diversos setores da nossa vida e se torna de fundamental importância no ambiente escolar, pois ele vai nortear a pratica docente e discente e contribuir para o processo de ensino e aprendizado dos alunos. Planejamento consiste de varias etapa sendo todas elas de fundamental e igual importância. Tendo alguns tipos de planejamento especifico para cada etapa do processo pedagógico, sendo o planejamento de aula a pratica principal do docente, pois e nesse momento que o professor vai planejar o que vai ensinar como vai ensinar, quando vai ensinar e avaliar. E através do planejamento que o professor ira realizar os critérios para seleção e organização da aula a fim de facilitar a pratica docente e discente no processo de ensino e aprendizagem dos alunos de forma que contribuam nas habilidades a serem aprimoradas por meios delas na escola e na vida social, familiar e cultural.
A formação competente dos alunos depende diretamente da qualidade de cada uma das aulas que estão sendo planejado o que depende diretamente do empenho do professor no seu preparo, na sua execução e na sua avaliação.
PLANEJAMENTO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO
Planejamento escolar
Planejamento e ação pedagógica e essencial, pois o planejamento possibilitara ao educador maior segurança para lidar com a relação educativa que ocorre na sala de aula e na escola em geral. Bom plano de aula trará resultado transformador para aluno no seu processo de ensino e aprendizagem. Pois cabe ao professor buscar novas formas de se planejar a sua aula para que elas sejam inovadoras diferentes dos velhos ensinamentos onde o medo e as inseguranças faziam parte da sala de aula com: decorebas das tabuadas, a memorização das matérias para realização das provas uso de poucos recursos, a não interação com tecnologias, a omissão por parte de alguns professores na questão da alfabetização e as tão temidas tomadas de leituras.
Com base nas experiências vividas, em 1979 a 1990 as escolas tinham planejamentos a serem seguidos, como exemplo, as filas desde o portão da escola ate a sala de aula, o professor e o diretor eram recebidos em sala de aula de pé com palmas. Existia também o planejamento diário do professor. A matéria toda era passada no quadro negro, cobrada no caderno juntamente com atividades e a memorização era o método, mais usado para fazer as provas. Havia muita rigidez por parte dos professores a ponto de bater com palmatórias, colocar de castigo na frente do quadro onde todos pudessem vê e copiar varias vezes algo instruído pelo professor como forma de educar os alunos. Nos dias atuais, com base a uma visita feita no colégio CEC, já não tem mais aquela lei rígida a ser cumprido, lógico que dentro dos padrões da escola, eles procuram caminhos que propicia a criança a ter interesse pelo estudo. Existe horário para se entrar na escola, nas salas de aula e o aluno tem que ter permissão do professor para se ausentar da sala de aula. O quadro negro foi substituído pela lousa, que e pouco utilizada, pois com as tecnologias, hoje o professor prepara toda a matéria e exercícios e imprime, porem eles não descarta que o aluno tenha que copiar, escrever textos no caderno fazer pesquisa, redações e vários cálculos que são cobrados no caderno. Com esse método de ensino o professor da oportunidade ao aluno de pensar, julgar, interpretar e sugerir, afinal são mediadores e facilitadores no processo aprendizagem. O professor começa sua aula relembrando com a turma a matéria estudada na aula anterior, corrige os para casa e dar prosseguimento ao seu trabalho, indo de carteira em carteira tirando duvidas, oferecendo matérias diferenciadas para desenvolver atividades, despertando o interesse dos alunos. A escola realiza duas vezes no semestre, atividades extra Classe, como: ida ao zoológico, teatro, museu, clube e cinema e elas despertam nos alunos o interesse, o professor sugere desafios a partir dos conhecimentos adquiridos nos passeios. As avaliações também são feitas através de provas, comportamento em sala de aula e freqüência.
Portanto o professor devera utilizar o planejamento de ensino como uma ação pedagógica consciente e comprometida com a totalidade do processo educativo transformador, o qual e emergido do social a ele retorna numa ação dialética visando sempre o aprendizado do aluno. Ao planejar o professor cria
...