TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Danos A Saude

Artigos Científicos: Danos A Saude. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  1.617 Palavras (7 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 7

AGENTES FÍSICOS:

Ruído:

Os efeitos do ruído vão desde uma ou mais alterações até graves defeitos irreversíveis. Um dos efeitos mais facilmente demonstráveis é a interferência com a comunicação oral, que ocorre, principalmente, nas bandas de oitava, representadas pelas freqüências de 500, 1000 e 2000 Hz. Em relação aos efeitos sobre o sistema auditivo, estes podem ser de três tipos:

a. A mudança temporária do limiar da audição, também conhecida como surdez temporária, que ocorre após a exposição do indivíduo a barulho intenso, mesmo por um curto período de tempo. Isto pode ser observado na prática, quando, após termos estados em um local barulhentos por algum tempo, notamos uma certa dificuldade de audição, ou precisamos falar mais forte para sermos ouvidos. A condição de perda permanece temporariamente, sendo que a audição normal retorna após algum tempo.

b. A surdez permanente, que se origina da exposição repetida, durante longos períodos, a barulhos de intensidade excessiva. Esta perda é irreversível e está associada à destruição dos elementos sensoriais da audição. Deve-se atentar para o fato de que, no começo do processo, as pessoas não percebem a alteração, porque esta não atinge, imediatamente, as freqüências utilizadas na comunicação verbal. Entretanto, com o passar do tempo, as perdas progridem, envolvendo as freqüências críticas para a comunicação oral (500 a 2000 cps). Também é importante salientar que é muito mais nocivo o barulho cuja composição inclui sons de frequência alta (3000 a 6000 hz), em maior intensidade. Tudo isso indica que não se deveria permitir que trabalhadores ficassem expostos a nível considerados perigosos, porque a perda é irreversível, considerando o atual estágio de conhecimentos médicos.

c. O Trauma acústico, é a perda auditiva repentina após a exposição à barulho intenso, causado por explosões ou impactos sonoros semelhantes. Conforme o tipo e a extensão da lesão, pode haver somente uma perda temporária, mas que também pode ser permanente.

Eventualmente, o trauma acústico poderia ter tratamento médico especializado, para resolver, pelo menos parcialmente, o problema.

A principal preocupação ocupacional é a perda auditiva induzida por ruído. Porém, existe uma séria de outras patologias que podem ser causadas, precipitadas ou agravadas pelo ruído. É comum observar um barulho repentino produzir um susto, que nos mostra um exemplo da vasta incidência dos efeitos do barulho: os vasos sanguíneos contraem-se, a pressão sanguínea eleva-se, as pupilas dilatam-se e os músculos tornam-se tensos. Estes efeitos “extra-auditivos” podem provocar ações sobre o sistema cardiovascular, alterações endócrinas, desordens físicas e dificuldades mentais e emocionais, entre as quais, irritabilidade, fadiga e maus ajustamentos (incluindo também a possibilidade de conflitos entre os trabalhadores expostos ao barulho).

Calor:

Existe, no organismo humano, um centro termo-regulador, localizado no hipotálamo, sensível às variações da temperatura do ambiente. Este centro é responsável por uma série de alterações fisiológicas, cuja finalidade é manter a temperatura do corpo constante. Quando o organismo fica sujeito a uma sobrecarga térmica, várias reações de adaptação podem, então, ser verificadas. Uma destas é a vaso-dilatação periférica, que tem a finalidade de aumentar a circulação sangüínea na superfície do corpo, através da qual se fazem as trocas de calor com o ambiente pelos mecanismos já mencionados. Assim, graças a um aumento na vazão de sangue, maior quantidade de calor do núcleo do corpo é conduzido para a superfície, onde será dissipado o que, por outro lado, imporá um adicional no trabalho do sistema cárdio-circulatório. Outra reação termo-reguladora importante é o acréscimo que se verifica na atividade das glândulas sudoríparas. O aumento da quantidade de suor produzido leva a uma perda maior de calor pelo mecanismo de evaporação, descrito anteriormente.

Conforme as condições ambientais, como temperatura e umidade do ar; ventilação; existência de calor radiante e, também, o tipo de trabalho executado, o organismo pode sofrer alterações mais ou menos sérias.

Mesmo que não se manifestem estados patológicos de imediato nos trabalhadores, estando estes submetidos continuamente a uma sobrecarga térmica excessiva, em longo prazo, poderão vir a sofrer danos na saúde. A seguir são apresentadas, resumidamente, as características marcantes das principais doenças do calor.

Intermação ou Insolação

É causada por a um distúrbio no centro termo-regulador, sendo que a pele do indivíduo apresenta-se seca, quente e avermelhada. Entre os sintomas incluem-se tonturas, vertigens, tremores, convulsões e delírios.

É um estado patológico gravíssimo que pode levar à morte ou deixar seqüelas e deve, portanto, receber tratamento médico imediato.

Prostração Térmica

É provocada por um distúrbio circulatório, resultante da impossibilidade desse sistema compensar a solicitação excessiva a que fica submetido. Os sintomas variam desde dor de cabeça, tontura, mal estar, fraqueza, até inconsciência. O aspecto da pele é pálida, úmida, com temperatura variando entre sub-normal e levemente aumentada.

Cãibras de Calor

São provocadas pela perda excessiva de cloreto de sódio pelos músculos, em conseqüência de sudorese intensa. Caracterizam-se por espasmos dolorosos e violentos, nos músculos mais solicitados durante o esforço físico.

Catarata

É uma doença ocular irreversível causada por exposições prolongadas (anos) à radiação infravermelha intensa (calor radiante), e cujo tratamento requer cirurgia.

Outras manifestações

Do trabalho realizado em ambientes quentes podem resultar, desidratação e erupções na pele. No caso de trabalhadores em ambientes administrativos, o desconforto térmico gera sensação de mal estar, sudorese, perda de concentração e insatisfação.

Vibração:

Vibração é qualquer movimento que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com