Defeito nos Cristais
Tese: Defeito nos Cristais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: FRANCINEBRYLHANT • 11/10/2013 • Tese • 1.543 Palavras (7 Páginas) • 363 Visualizações
Introdução
Nem sempre vale a pena consertar uma placa-mãe, visto que, a reposição de suas peças se torna cada vez mais impossível devido à falta delas no mercado.
Atualmente, as placas-mãe já vem projetadas de fabrica para serem descartadas quando vier a ocorrer algum defeito em suas peças. Com isso, se torna inviável o seu conserto.
Entretanto, aconselharei o seguinte: se a placa-mãe estiver com pouco tempo de uso, então, é vantagem e possível o seu conserto. Mas caso a placa-mãe for antiga, o correto será comprar outra nova, pois se mandar consertar terá pondo seus custos financeiros ``jogados pro ar``.
Todavia, possui alguns requisitos e determinados reparos que devem ser verificados antes de condená-la (a placa-mãe):
Iniciação dos Reparos: A localização dos defeitos na placa-mãe é realizada mediante testes e com isso, utilizando o mínimo de periféricos possível conectados a ela. Ponha a placa-mãe sobre uma mesa limpa e seca; conecte a fonte de energia, o processador, a memória, o cabo do monitor e o alto-falante da placa-mãe. Dessa maneira, ela emitirá sons pelo alto-falante ou então, exibir mensagens na tela do monitor que servirão de base para orientar o técnico durante os procedimentos.
Checagem dos Jumpers: Com a ajuda do manual da placa-mãe confira todas as configurações e a devida posição de cada jumper. Verifique também os clocks e a voltagem do processador. Por fim, realize as correções necessárias.
Defeitos no Chipset: Caso a placa-mãe nao esteja funcionando normalmente, ainda assim, mediante a uma placa de diagnóstico, alguns códigos de POST serão exibidos nessa placa, facilitando a identificação do erro. Pórem, se estes códigos exibidos fizerem menção ou referência a uma falha nos timers, em controladores DMA ou de interrupção, todavia, a solução será jogar fora a placa-mãe, pois a substituição do chipset será inviável nessa situação.
Defeito na BIOS: Utilizando uma placa POST será possível a identificação desse defeito, pois o display estaria apagado. É inviável a substituição do BIOS de outra placa e de outro modelo. O correta será a substituição de outra placa mas do mesmo modelo. De modo, se ocorrer de a placa de diagnóstico começar a exibir valores no display, o BIOS original está danificado ou apagado.
Defeito no Capacitor: Geralmente apresentarão uma temperatura alta ou estarão estufados. Nesse caso, a sua identificação será tranquila e simples. A substituição deste componente por um novo deverá ser feita por um do mesmo modelo ou então, por um que possua valor de tensão e de capacitância maior do que o original.
Defeito nos Cristais:
Reguladores de Voltagem: Geralmente, os reguladores de voltagem recebem cerca de 3,3 e 5 V. Eles possuem a função de gerar as tensões que são necessárias aos processadores, de maneira a depender das voltagens interna e externa exigidas pelos processadores. Estes reguladores poderão ser testados por um multímetro e se ocorrer dos mesmos estiverem frio e sem nenhuma voltagem de saída, ele estará danificado e sua reposição deverá ser feita por um mesmo modelo.
Interface de Teclado: placas-mãe mais antigas utilizam interface de teclado constituídas de chip 8042. Este chip segue um padrão que permite que seja substituído por outro retirado de uma outra placa-mãe e funcione normalmente.
Troca do Processador: Quando um processador estiver danificadoo computador poderá apresentar travamentos ou desligamentos constantes. Para testá-lo, basta instalar em seu lugar um processador do mesmo tipo ou outro modelo que a placa-mãe possa suportar. Para este procedimento não será necessário configurar a voltagem do processador e nem os jumpers que definem o clock antes de ligá-lo.
Instalar Interface Auxiliar: Pode ocorrer de, ás vezes, a placa-mãe entrar em curto-circuito ou ter uma de suas interfaces danificadas. Essas interfaces, por sua vez, se encontram no interior dos chips VLSI. De modo, seu conserto será inviável. A provável solução será acessar o setup e desabilitar a interface afetada, pois sendo assim, será possível continuar utilizando a placa-mãe normalmente sem esta interface e não precisará descartá-la apenas por este motivo.
Vazamento da Bateria: Quando a bateria de niquel-cádmio apresentar vazamento, um ácido será liberado e causará a corrosão das trilhas de circuito que estiverem ao seu redor. A reação entre o cobre das trilhas de circuito e o ácido da bateria produz uma crosta azul, o que de alguma forma acaba tornando fácil a identificação do vazamento. Quando a área afetada for grande, será necessário descartar a placa-mãe, caso contrário, sua recuperação é possível. Para inciar a recuperação da placa-mãe, retire a bateria da placa, aplique o spray limpador de contatos com o auxílio de um algodão para remover toda a parte afetada e, em seguida, raspe os terminais dos componentes e reforce a soldagem. Quando for preciso reconstruir as trilhas de circuito afetadas pelo ácido, utilize um pedaço de lixa para fazer a raspagem do cobre das trilhas corroídas, e depois de tudo limpo, aplique uma camada de solda sobre estes terminais. Faça a reposição da bateria por uma nova, soldando-a e mantenha o computador ligado para que ela seja carregada. Confira se as funções do computador estão todas funcionando corretamente e, então, aplique uma camada de esmalte para unhas sobre a área que foi afetada pelo ácido da bateria.O esmalte tem a função de proteger o cobre da área soldada de eventuais oxidações. Para finalizar, aconselho a aplicarem uma camada de cola plástica em torno da bateria e aguardar sua total secagem para ligar o computador. Diante disso, estará se prevenindo contra vazamentos.
Meus caros alunos... se a montagem de um respectivo computador não for feita de modo correto, consequentemente, ocasionará em erros inesperados, travamentos, reinicio do pc constantes, exibição de tela azul, dentre outros.
Portanto,
...