Definições e praticas do pré-planejamento - PASSIV HAUS E CONSTRUÇÃO VERDE
Por: eduardadiasss • 29/6/2021 • Trabalho acadêmico • 1.018 Palavras (5 Páginas) • 88 Visualizações
DEFINIÇÕES E PRÁTICAS DO PRÉ PLANEJAMENTO
- CONSTRUÇÃO VERDE
A construção verde (também conhecida como edifício verde ou construção sustentável), é a estrutura e a aplicação de processos ambientalmente responsáveis e eficientes, em termos de recursos, ao longo do ciclo de vida de um edifício (50 a 100 anos); vai desde o planejamento ao projeto, construção, operação, manutenção e demolição. O objetivo das construções verdes é reduzir o impacto global do meio ambiente, já que a construção civil é uma das áreas que mais dejeta poluição no meio ambiente.
Nas construções verdes os resíduos não são jogados fora (ao contrário dos edifícios convencionais), é utilizado então o “princípio dos Rs” – reduzir, reusar e reciclar, já que o objetivo é que não existam resíduos nessas construções. Algumas outras diferenças entre a construção verde e os edifícios convencionais são: i) é um sistema: pode-se dizer que a casa verde é um “elemento vivo”, e sob essa condição, ela deve ser alimentada, criada, tratada e vestida para dar conforto, respirar e preservar. ii) as funções são iguais, mas a técnica não: as considerações estruturais e de estabilidade dos edifícios são iguais para as construções verdes e convencionais. iii) as paredes não são escolhidas pelo custo: são escolhidas as técnicas de construção que podem gerar maior desempenho quanto ao conforto, impermeabilidade, vedação, estanqueidade e acústica. iv) a energia é renovável: solar e eólica. v) os telhados da construção verde não existem apenas para proteção: é projetado para facilitar a instalação de equipamentos para geração de energia renovável e redução de consumo energético como painéis solares.
Já no canteiro de obras as medidas utilizadas são:
- SEPARAR OS RESÍDUOS EM CATEGORIAS DISTINTAS: os resíduos podem ser subdivididos em 4 categorias de acordo com o tipo de material. Ao separar os resíduos dessa maneira, os processos de coleta para reciclagem e reutilização dos mesmos se tornam mais fáceis e menos energia é utilizada.
CATEGORIA A | CONCRETO, PEDRAS, CERÂMICAS, ARGAMASSA, ETC. |
CATEGORIA B | DEJETOS RECICLAVEIS, COMO: PAPEIS, PAPELÃO, PLASTICOS, VIDROS, METAIS, AÇO, MADEIRA, ETC. |
CATEGORIA C | GESSO |
CATEGORIA D | PRODUTOS QUIMICOS: TINTAS, OLEOS, SOLVENTES E SEUS COMPARTIMENTOS. |
- FAZER UMA ILUMINAÇÃO INTELIGENTE: as luzes utilizadas nos barracões da obra permanecem acesas muitas vezes sem necessidade. Recomenda-se então que sejam utilizados detectores de movimento com temporizador ligado as lâmpadas; trocar as lâmpadas incandescentes por LED ou fluorescentes que possuem maior rendimento trará impacto positivo na fatura da obra.
- TER CUIDADO COM A ÁGUA: instalação de restritores de vazão nas torneiras da obra; utilizar agua de reuso em vez de agua potável; proteger as bocas de lobo próximas a obra para que resíduos tóxicos não sejam levados pelo sistema de esgoto e contaminem o solo e os rios.
- DETALHAR O ORÇAMENTO: uma das melhores medidas a serem adotadas para um canteiro de obras sustentável é um orçamento detalhado, listando a quantidade de materiais com maior precisão possível; escolha de materiais de qualidade é fundamental para evitar a necessidade de futuros retrabalhos.
- INSTALAÇÃO DE UM TUBO METÁLICO: para menor poluição local, facilitando a limpeza e preservando a saúde dos trabalhadores e vizinhos a obra.
- PROTEGER AS INSTALAÇÕES DO CALOR EXCESSIVO: instalar películas de controle solar nos vidros e janelas dos edifícios temporários a obra, como almoxarifado e refeitório, auxilia no controle do calor e na manutenção da temperatura interna; pintar as telhas de branco, para que haja menor absorção de calor.
Os materiais utilizados nas construções verdes são: tijolo ecológico, bambu, concreto reciclado e bioconcreto; argamassa de argila; tintas; containers; telha ecológica
- PASSIV HAUS
São casas de baixo consumo energético, devido a qualidade térmica dos materiais como paredes, janelas e portas: utilização das fontes de calor internas e a minimização das perdas de ventilação com um sistema controlado com recuperação de calor.
...