TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática do planejamento estratégico

Por:   •  29/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.703 Palavras (19 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 19

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 31

2 DESENVOLVIMENTO 41

3 CONCLUSÃO 181

REFERÊNCIAS 191

1 INTRODUÇÃO

Este relatório tem como objetivo principal verificar na prática os processos de planejamento estratégico, políticas de responsabilidade social e ambiental, gestão de pessoas e matemática financeira através de uma pesquisa de campo a respeito da empresa Qbarato.

A empresa em questão tem um leque de novidades visto que a mesma decidiu aumentar sua rede e contratar uma empresa que vise o melhoramento dela e que seja composta por os mais diversos profissionais qualificados para acompanhar essa nova fase e ajudar a gerir e acompanhar nesse processo de reestruturação da empresa adquirida.

Desse modo, foi pesquisada uma empresa no ramo alimentício que atua no mesmo segmento que a QBarato proposto pela situação geradora de aprendizagem (SGA) e que possamos utilizar o máximo de informações possíveis relacionados a todos os conteúdos das disciplinas em questão.

Assim, colocaremos na prática os conteúdos aprendidos no que cerne a gestão de recursos humanos e áreas afins tais como entender os processos de planejamento estratégico, políticas de responsabilidade social e ambiental, gestão de pessoas e matemática financeira através do estudo em questão.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Recursos Humanos

A empresa (fictícia) adquirida pela QBarato fica localizada no município de Arapiraca – AL, Agreste Alagoana Lanchonete LTDA que atua no ramo alimentício, lanchonete e bar além de um supermercado que presta serviços aos seus clientes, com 400 funcionários entre direção ao segurança do estabelecimento.

No que se refere ao setor de recursos humanos a empresa segue o modelo que o autor Chiavenato sugere, ou seja, eles começam a partir da seleção e recrutamento, orientação e modelagem de cargos que se limite a avaliação de desempenho de cada trabalhador, remuneração e benefícios, treinamento e desenvolvimento, qualidades no que cerne a segurança, higiene e qualidade de vida no ambiente de trabalho, sistemas de monitoramento e cadastro e/ou atualização de novos colaboradores ou ex-colaboradores. Ainda, Chiavenato (2003) discorre que, recursos humanos é uma área interdisciplinar que tem a capacidade de envolver inúmeros conceitos oriundos de varias áreas, por tratar diretamente com o ser humano, ou seja, indivíduos com personalidades diferentes, o que requer de qualquer especialista na área de recursos humanos uma experiência e um bom volume de conhecimento em diferentes áreas.

Desse modo, todas as características citadas anteriormente demonstram que todos os aspectos que existem nos recursos humanos contribuem para a empresa funcionar de maneira satisfatória. Assim, Milkovich (2000, p.64) diz, “As condições externas à empresa criam o ambiente para a administração de recursos humanos. Elas influenciam as decisões tomadas pela organização; e essas decisões, por sua vez, influenciam as condições externas”.

Um ponto importantíssimo para a empresa ter sucesso é saber quando o colaborador pode ir além do esperado e isso é tarefa do recurso humano que de maneira organizada e planeja chega a esse nível, de colher sempre o melhor de seus funcionários.

2.1.1 Recrutamento e seleção

Um fator importante para o sucesso de qualquer empresa é a contratação de seus colaboradores. Assim, Chiavenato (2009, p. 68) “recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos e oferecer competências para a organização”.

De acordo com os critérios que a Agreste e Alagoana LTDA. utiliza para capitação e contratação de seus colaboradores, ela busca sempre pessoas com o perfil da empresa e que tenham uma vasta experiência para que as mesmas permaneçam o maior tempo possível na empresa.

Ainda, de acordo com o que a equipe Y que foi sugerida para acompanhar o processo de aquisição e melhoramento da empresa , as técnicas observadas foram as seguintes:

1º etapa: recebimento dos currículos, após selecioná-los haveria 3 (três) tipos de dinâmicas em grupo, 1(uma) redação com o tema já estabelecido, 1( uma prova de português) e 1(uma) prova de raciocínio lógico ;

2º etapa: entrevista pessoal com os gestores.

3º etapa: entrevista com a diretoria.

Com o passar do tempo e grande sacada, a equipe Y constatou que esse procedimento era cansativo e muitas vezes não se encaixava quando era para os cargos de jovem aprendiz e/ou estágio.

Além do mais, quando o colaborador era desligado da empresa, eram feitos reuniões com os envolvidos para identificar o que tinha acontecido além de reunião com a pessoa demitida. O motivo da reunião era pra que fosse identificado o motivo do desligamento, o tipo de problema que aconteceu e a impressão que a empresa causou no funcionário, sendo confidencial e a cargo apenas do RH e diretoria.

2.1.2 Programa de Integração

No que cerne ao programa de integração existe empresas que não a possuem, quando isso acontece deve-se acionar o profissional e o mesmo deve buscar maneiras de não sentir fora do contexto. E, a maneira mais simples de se iniciar é observando o organograma da empresa, assim como sua lista telefônica para ver os responsáveis por cada setor.

Ainda, o profissional da área deve se preocupar e persistir para conseguir todas as informações necessárias, pois nem sempre ele encontrará de maneira simples ou exposta., isso é claro sem ser invasivo.

O foco dos princípios básicos de integração e ambientação baseia-se na busca constante da melhor interação entre o colaborador e a empresa e tentar diminuir os atritos que possam existir diante dos recém-admitidos.

Nesse sentido, a adaptação começa quando o colaborador é inserido na equipe de trabalho e ao entendimento da cultura da empresa, de forma que saiba os valores, visão, missão da empresa , a história, a estrutura organizacional, o como realizar o seu trabalho , a qualidade dos produtos e serviços, a forma de lidar com seus clientes e fornecedores com o intuito de facilitar a sua adaptação.

Assim, o colaborador é apresentado as normas e procedimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (71.9 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com