ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA - PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
Pesquisas Acadêmicas: ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA - PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Eroni Bischoff • 15/3/2015 • 2.428 Palavras (10 Páginas) • 637 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO CENTR0 - PORTO ALEGRE
ADMINISTRAÇÃO
ERONI BISCHOFF – RA 398441
MONICA KUNN LUCAS – RA 397753
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
PORTO ALEGRE
2/2014
ERONI BISCHOFF – RA 398441
MONICA KUNN LUCAS – RA 397753
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA - PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
Primeiro desafio de aprendizagem apresentado à Universidade Anhanguera – Uniderp, Polo Porto Alegre - Centro, sob a orientação dos Professores: Prof. Marcelo Carvalho (tutora à distância) e Alexandre Basso Leites (tutor presencial) como requisito parcial para a aprovação na disciplina Planejamento e Controle da Produção.
PORTO ALEGRE
2/2014
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo demonstrar e retratar a importância do Planejamento, Programação e Controle da Produção para as empresas. Demostra também as etapas que compõe o Planejamento e Controle da produção bem como o motivo pelo qual as empresas devem seguir os passos do Planejamento, e a inter-relação com as demais áreas da empresa para que os objetivos da mesma sejam alcançados. Este trabalho é baseado em leituras de artigos e do livro texto.
Palavras Chaves: Planejamento, Programação, Controle, Produção.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 DESENVOLVIMENTO 6
2.1 O PLANEJAMENTO E O CONTROLE DA PRODUÇÃO 6
2.2 PROGRAMAÇAO DA PRODUÇÃO 7
2.3 O CONTROLE DA PRODUÇÃO 11
2.3.1 Fases do Controle de Produção 11
2.3.2 Métodos de Controle de Produção 11
CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS 14
INTRODUÇÃO
Para atingir seus objetivos as empresas não trabalham no improviso. Elas precisam planejar antecipadamente e controlar de forma continua e adequada a sua produção seja de bens ou de serviços.
Atualmente, gerenciar corretamente a produção pode ser o diferencial entre duas ou mais empresas. Para isto as organizações fazem uso do Planejamento e Controle de Produção que tem por objetivo atuar nos meios de produção com a finalidade de aumentar a eficiência e cuidar para que os objetivos sejam alcançados chegando à eficácia.
O planejamento e controle da Produção é um plano composto de quatro etapas, Planejamento, Programação, Direção e Controle. Sendo que durante o desenvolvimento das funções o Planejamento e controle da Produção mantém uma inter-relação com as demais áreas que compõe a empresa, para que os objetivos sejam alcançados.
2 Desenvolvimento
2.1 PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
O Planejamento e Controle da Produção planeja e controla as atividades produtivas da empresa. Se a empresa for produtora de bens e mercadorias o PCP irá atuar no planejamento e controle desses bens ou mercadorias, cuidando da matéria prima necessária, da mão de obra, das máquinas e de tudo que envolver o processo de produção desse bem. E da mesma forma se a empresa for produtora de serviços.
Segundo (MOREIRA, 1999, p. 7). “O Planejamento e Controle de Produção é a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto”.
O Planejamento e Controle da produção tem por objetivo aumentar a eficiência e a eficácia do processo produtivo da empresa, atuando sobre os meios de produção e controlando o seu desempenho com o proposito de aumentar a eficiência e tomando o devido cuidado para que os objetivos da produção sejam plenamente alcançados aumentado assim à eficácia.
Ao desenvolver as suas funções, o PCP, mantém uma rede de relações com as demais áreas da empresa. As inter-relações entre o PCP e as demais áreas da empresa se devem ao fato de que o PCP procura utilizar racionalmente os recursos empresariais: materiais, humanos, financeiros etc.(Planejamento e Controle de Produção, Idalberto Chiavenato. pg.27).
As principais áreas de inter-relações do PCP são:
Engenharia Industrial, onde é programado o funcionamento da maquinas e equipamentos, é baseado em boletins de operações fornecidos pela engenharia industrial.
Suprimentos e Compras, onde é feito a programação de materiais e matérias primas que devem ser obtidos no mercado fornecedor pelo departamento de compras e estocados pelo departamento de suprimentos.
Recursos Humanos, onde é programada a atividade de mão de obra, definindo a quantidade de pessoas necessárias para o processo de produção.
Financeira, o PCP é baseado nos cálculos financeiros fornecidos pelo departamento financeiro para estabelecer os níveis de estoques de matérias primas e de produtos acabados.
Vendas, o PCP se baseia nas previsões de vendas para definir o tipo de produto, quando e as quantidades a fabricar.
Produção, o PCP acompanha a produção, medindo e levantando dados para análise e comparações com o planejado, executando correções de rumos e escriturando informações para um banco de dados visando futuros procedimentos.
Com experiências comprovadamente bem sucedidas, são elaborados padronizações, manuais de procedimentos para diversas operações e ações, com a finalidade de eliminar desperdícios e simplificar planejamentos futuros.
O PCP busca assessorar a gerencia ou diretoria de produção da empresa, a quem está subordinado, formulando os planos de produção adequados as expectativas da empresa e controlando o processo
...