TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição de Barragem

Por:   •  8/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.465 Palavras (10 Páginas)  •  733 Visualizações

Página 1 de 10

RESUMO: Este artigo apresenta a definição de barragem como obra de engenharia civil enfatizando a importância dos profissionais para contemplação de um empreendimento utilizável em sua totalidade e um bem comum para a população. São abordados também o estudo de casos de barragens que tiveram algum problema no Brasil. constatando-se que muitos problemas de barragens são resultados de uma má política pública concomitantemente com erros de projetos e execução.

Palavras-Chave: Barragem, Engenharia Civil, Problemas das barragens.

ABSTRACT: This article presents the dam definition as civil engineering work emphasizing the importance of professionals, to contemplation of a usable project in its entirety and a common good for the population. They also take the case study dams that had some problem in Brazil. And will see that many problems of dams are the results of a bad public policy concurrently with design and execution errors.

 Keywords : Dam , Civil Engineering, problems of dams .

1. INTRODUÇÃO

Este artigo tem como objetivo apresentar a importância dos estudos na construção de uma barragem, assim como a importância dela para a região. Os fatores condicionantes de projeto, em especial problemas em fundação, são alguns dos principais problemas enfrentados no cotidiano e as soluções mais comuns nas barragens.

As barragens são construções fundamentais ao desenvolvimento da região onde é construída. No Brasil, a maioria das obras de barragens tem sido instrumentadas adequadamente. Os instrumentos mais comuns instalados são: piezômetros, inclinômetros, medidores de recalques, medidores de vazão e placas de tensão.

A interpretação das leituras destes instrumentos traz informações para avaliar as predições comportamentais da obra em sua fase de construção e de operação. Essas predições são desenvolvidas com auxílio de sistemas computacionais que utilizam modelos constitutivos clássicos e modernos.

Barragens reais e bem instrumentadas traduzem-se em grandes oportunidades para que os modelos constitutivos possam ser avaliados tanto em sua proposta comportamental quanto em relação aos parâmetros e as condições de contorno.

Uma grande barragem é um tipo de obra que mais influencia o meio ambiente, pois ela modifica o regime do rio, os níveis freáticos e as paisagens próximas, além de que as formações geológicas saturadas pelo represamento passam a ter comportamento diferente.

 Vale relembrar também o desastre ambiental histórico ocorrido na barragem de Fundão em Marina-MG, onde foram atingidas inúmeras cidades.

2. DEFINIÇÃO E FINALIDADE DE UMA BARRAGEM

O termo barragem pode ser definido como sendo um elemento estrutural, construído transversalmente à direção de escoamento de um curso d’água.

As barragens são elementos indispensáveis em uma sociedade. Foram desde o início das civilizações, fundamentais ao desenvolvimento da espécie humana.

Com a Revolução Industrial, houve a necessidade de se construir um crescente número de barragens, tanto para atender as máquinas a vapor, como para atender os interesses do consumo humano, o que permitiu o progressivo aperfeiçoamento das técnicas de projeto e construção.

As barragens são feitas para armazenar a maior quantidade de água possível, seja pluvial ou até mesmo fluvial, as finalidades que regem a construção de uma barragem são muitas, podendo ser exploradas individualmente ou em conjunto.

Elas podem ser classificadas de acordo com as finalidades de armazenamento, de desvio ou de retenção.

 As barragens de armazenamento servem para captar água, durante períodos de cheia, objetivando seu uso no período de estiagem ou seca. Muitos pequenos empreendimentos se utilizam desta finalidade, como por exemplo, os açudes. Podem, todavia, serem utilizadas para suprimento de água, recreação, pesca, geração de energia elétrica, irrigação, etc. A especificidade da finalidade do armazenamento influenciará o escopo do projeto dessas barragens e determinará critérios para os dimensionamentos dos reservatórios e vertedouros.

As barragens de desvio são construídas para proverem, de água, os diques, canais ou outros sistemas de abastecimento. São mais usuais nos sistemas de irrigação e para abastecimento da rede municipal e industrial.

As barragens de retenção são construídas para o controle de enchentes, minimizando seus efeitos adversos e repentinos. Tais barragens consistem em dois tipos principais: Àqueles em que a água é represada temporariamente e liberada através de uma estrutura de escoamento, em uma vazão que não exceda à capacidade do canal a jusante e; àqueles em que a água é retida, tanto quanto possível, para se infiltrar no subsolo. O principal propósito, neste caso, é a recarga do lençol freático. Algumas barragens desta finalidade são utilizadas também para reter sedimentos. São conhecidas como barragens de entulho.

Embora seja menos comum em pequenos empreendimentos, as barragens são frequentemente construídas para servir a mais de uma finalidade. São as chamadas barragens de uso múltiplo. Do exposto, resume-se que, além da geração de energia elétrica, as barragens servem para controlar inundações; fornecer água ao consumo humano direto e para uso industrial; irrigar plantações; combater a seca; conter rejeitos e para regularizar vazões. Segundo Silveira (2005), outras finalidades secundárias podem ser observadas, tais como, o uso recreativo, turístico, modificação de microclimas, aquicultura e habitat para espécies silvestres.

Dessa forma, em relação à escolha do local para construção de uma barragem deve ser feita segundo um planejamento geral em que interferem as condições geológicas e geotécnicas da região, além de fatores hidráulicos, hidrelétricos, político, econômico, social e ambiental.

                ELEMENTOS DE UMA BARRAGEM

 

Ensecadeira – Destinada ao desvio de água para poder trabalhar em reparos e suportes sem que interrompa o funcionamento da barragem, usado em partes parcialmente ou totalmente submersas. Esse elemento é uma das áreas de trabalho mais perigosas pelo alto risco de a estrutura não suporta a tensão sobre ela (normalmente são estruturas temporárias) mas com o aumento da tecnologia, possibilita a redução de acidentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (299.9 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com