Desafios Di Sistemas De Informação
Relatório de pesquisa: Desafios Di Sistemas De Informação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Wallace3269 • 23/2/2015 • Relatório de pesquisa • 1.686 Palavras (7 Páginas) • 401 Visualizações
Desafios de Sistemas de Informação
Um administrador deve saber como usar os Sistemas de Informação estrategicamente para tomar decisões melhores, para isso precisa conhecer sua empresa, enfrentando dois tipos de desafios:
1) Sustentabilidade da vantagem competitiva: através do uso de sistemas de Informação e tecnologias de rede tomando decisões corretas de acordo com as informações obtidas.
2) Ajustar a Tecnologia à organização: usar recursos de TI alinhados com o plano empresarial e os processos de negócio de forma que possa servir a empresa de acordo com os recursos que possui.
Há várias características que precisam ser compreendidas em uma organização para poder projetar, montar e operar um SI. Os SI e Organizações possuem influencias comuns. SI devem estar alinhados a empresa para fornecer informações aos grupos internos e proporcionar benefícios a ela de acordo com as novas tecnologias. A TI utilizada na Empresa depende de fatores como estrutura da mesma, procedimentos, padrão de operação, processos de negócio, políticas, cultura, ambiente e a própria administração.
Existem nas empresas políticas organizacionais devido às pessoas ocuparem diferentes posições, cargos, ter diferentes especialidades e preocupações, tendo como consequência pontos de vista diferentes, lutas, conflitos que por outro lado podem ser vistos como benefícios por parte dos gerentes, pois os utilizam para tomada de decisões e promover mudanças como o desenvolvimento de novos sistemas de informação.
Segundo Mintzberg organizações também tem características únicas como estruturas, metas, públicos, estilos de liderança, tarefas e ambientes de onde tiram recursos físicos, econômicos, políticos sociais e humanos para poder fornecer bens e serviços.
O fracasso pode existir quando a organização devido à falta destes recursos não consegue adaptar-se ao ambiente que muda rapidamente hoje. Nova tecnologia, exigências do consumidor, produtos e gostos restringem a cultura, política e até mesmo a vida pessoal e da organização impedindo as mudanças principalmente tecnológicas baseadas na estrutura organizacional
Além de diferentes formatos e estruturas, as organizações também se diferem pelos objetivos finais. Percebe-se então que atendem a diferentes públicos e tipos de serviços que podem não beneficiar a todos. De acordo com a liderança elas podem ser democráticas ou autoritárias, diferenciando-se pelas tarefas que realizam, sendo elas rotineiras, formais, informais e principalmente pelo uso da tecnologia que é o fator que mais as diferenciam hoje.
Então Sistemas de Informação causam diferentes impactos aos diferentes tipos de empresas baseados na mesma tecnologia ou não; dependendo também do ambiente, cultura, etc. Assim um administrador só vai gerenciar bem a empresa e projetar um bom sistema se tiver um profundo conhecimento do seu funcionamento.
Os SI tornaram-se ferramentas integradas on-line envolvidos nas operações e decisões que ocorrem a cada minuto nas organizações, moldados pela sua interação com a TI. Uma organização tem diferentes modos de usar a TI, baseando-se em configurações técnicas e organizacionais de seus sistemas. Cada uma determina sua própria estrutura, a unidade organizacional responsável pelos serviços tecnológicos como manutenção de hardware, software, armazenagem de dados e redes que compõe a infra-estrutura de TI da empresa.
Para elaborar um SI além do ambiente interno também fazem partes fatores externos como fornecedores, empresas de software, hardware, consultores e enfim pessoas que participam das atividades diárias da empresa. As aplicações são desenvolvidas para representantes de departamentos externos ao de SI, chamados de usuários finais que desempenham um papel cada vez mais importante no projeto e desenvolvimento do SI. Antigamente as organizações desenvolviam seus próprios recursos de TI, hoje a maioria delas usa o departamento de SI para coordenar e acompanhar o desenvolvimento do sistema, realizado por uma equipe que não faz parte da organização.
Para saber como os Sis afetam as organizações devem ser consideradas duas abordagens.
a) Teoria Econômica que diz que a TI é vista como fator de produção e pode substituir o capital e o trabalho, onde conforme o custo dela cai, vai substituindo e com isso reduz também o n° de gerentes médios, operários e o trabalho realizados por eles. Outro aspecto que diminui através da TI é o tamanho da organização, pois são reduzidos os custos de transação (de mercado) onde a empresa compra o que não consegue produzir por preços mais baratos, pois através do uso da Web e redes consegue encontrar os preços mais baixos e os melhores fornecedores, poupando também os custos com a produção. Reduz também os custos de agência, pois com os SI os gerentes conseguem supervisionar um número maior de funcionários. Então reduzindo os custos totais de agência a TI permite o aumento da receita diminuindo o número de trabalhadores e gerentes, realizando de melhor forma tarefas de coordenação, processamento de pedidos, controle de estoque etc..
b) Teoria Comportamental, que envolve sociologia, psicologia e ciências políticas para melhor traduzir o comportamento individual das organizações, esta afirma que os SI não transformam a organização, apenas são instrumentos para atingir os objetivos da mesma e dos gerentes, reduzindo a hierarquia das tomadas de decisões e com elas os custos das informações ampliando sua distribuição. O uso de TI proporcionaria então informações diretas aos gerentes seniores e as unidades operacionais ligando diretamente os 2 níveis, eliminando os gerentes médios e o seu pessoal de apoio, dando também oportunidade aos trabalhadores de participar da tomada de decisões com base nos próprios conhecimentos e informações. Por outro lado afirma a necessidade de mais gerentes médios para ser possível a redução do número de trabalhadores. Com os SI então a autoridade não depende mais só da posição formal dentro da organização, mas do conhecimento das informações, achatando o formato das organizações, pois os profissionais se auto gerenciam descentralizando o processo decisório. O uso de TI estimula a criação de Organizações Virtuais, onde profissionais ‘reúnem-se’ virtualmente para solucionar problemas da organização e aliarem-se a clientes, fornecedores e até mesmo as concorrentes para criar novas ideias.
A Internet causa um grande impacto nas organizações, principalmente nas relações entre elas e seus processos de negócio, pois amplia o acesso, a armazenagem, a distribuição da informação e o conhecimento, reduzindo os custos de transação de agência.
...