Desaprumos Na cidade de Santos
Por: fdmjj • 12/12/2015 • Trabalho acadêmico • 291 Palavras (2 Páginas) • 309 Visualizações
Casos Críticos - Desaprumo no edifícios de Santos
Que os prédios da Orla de Santos Possuem grande inclinação, isso todos Sabem, porém alguns chegam a uma inclinação de 50 cm a 1,80M entre a base e o topo.
A prefeitura selecionou estes prédios com inclinações consideravelmente fora do normal e convocou reunião com os síndicos para discutir acerca da segurança dos mesmos.
Na reunião, que foi conduzida pelo secretario municipal de infraestrutura e Edificações Ângelo José Da Costa Filho, foi entregue para cada síndico, cópia de um relatório técnico sobre a inclinação do seu prédio.
Síndicos dos 65 prédios foram convidados a participar de reunião para discutir a segurança dos edifícios devido à inclinação (Foto: Matheus Tagé/DL)
Além do mais, como não podia deixar de ser, também foi entregue uma notificação, onde os devidos condomínios deverão apresentar laudos técnicos referente a estrutura dos edifícios, por base nesses laudos que a prefeitura poderá cobrar medidas devidas, seja de realinhamento e/ou de realinhamento
Um dos fatos preocupantes é o alto custo destes laudos, um dos síndicos relatou que os valores em um breve orçamento vão de R$ 10.000,00 a R$ 100.000,00 e diante desse custo alguns moradores já falam em vender o imóvel.
Segundo o Eng. Orlando Carlos Damin, da seção de Inspeção de Estrutura da Prefeitura a inclinação de até 20 cm pode ser considerada normal e os prédios que foram notificados chegam até 1,6% acima da média e é um estado critico e urgente.
Hoje, existe uma lei em que os prédios notificados devem enviar anualmente a medição da inclinação dos seus edifícios. O secretário Costa Filho relatou que “na maioria das vezes, a estrutura absorve isso, mas apenas visualmente não temos como saber”
Solo ruim
Fontes: Diário do litoral e http://facilitus.net.br/facilitus/archives/2314
...