Descarga hidráulica
Tese: Descarga hidráulica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rodrigotfmm3 • 19/11/2014 • Tese • 658 Palavras (3 Páginas) • 450 Visualizações
Para realizar as medidas de altura do nível da água a montante da comporta e da pressão de saída da comporta, foi instalada uma comporta de fundo no canal com abertura de 1cm, na seção média do canal 1,45m, com declividade de 1cm. E também foi preciso colocar o Tubo de Pitot, para que a pressão fosse obtida
Introdução Teórica
O Ressalto Hidráulico é o fenômeno que ocorre na transição de um escoamento torrencial ou supercrítico para um escoamento fluvial ou subcrítico.
O escoamento é caracterizado por uma elevação brusca no nível da água, sobre uma distância curta, acompanhada de uma instabilidade na superfície com ondulações e entrada de ar do ambiente e por uma consequente perda de energia em forma de grande turbulência.
O ressalto ocupa uma posição fixa em um leito uniforme, desde que o regime seja permanente, e pode ser considerado com uma onda estacionária. Este fenômeno local ocorre frequentemente nas proximidades de uma comporta de regularização ou ao pé de um vertedor de barragem. O ressalto é, principalmente, utilizado como dissipador de energia cinética.
As principais características do ressalto hidráulico são:
* Dissipação de energia;
* Transição do regime torrencial para o fluvial;
* Turbulência de larga escala;
* Entrada de ar;
* Ondas na superfície;
* Pulverização de água;
* Escoamento altamente turbulento;
* Propagação de ondas superficiais a jusante;
* Grande potencial erosivo, em função de grande flutuação de pressão e de velocidade junto aos contornos do canal.
Segue figura com o esquemático do ressalto hidráulico:
O ressalto pode ser determinado quanto ao número de Froude (Fr):
Ressalto Ondulado: 1 < Fr1 < 1,7.
Não considera o fenômeno como ressalto propriamente dito, mas sim a formação de ondas que se propagam para jusante. Apresenta dissipação de energia muito pequena, o ressalto não é empregado como dissipador.
2) Ressalto Fraco: 1,7 < Fr1 < 2,5.
Não considera como ressalto propriamente dito, pouca energia é dissipada. Uma série de pequenos vórtices é formada sob a superfície livre na região do ressalto e a região a jusante do ressalto permanece aproximadamente uniforme e lisa.
3) Ressalto Oscilante: 2,5 < Fr1 < 4,5.
Para este intervalo o ressalto já se apresenta sob seu aspecto típico. Nesta faixa o ressalto tem a tendência de se deslocar para jusante, não guardando posição junto à fonte geradora. O ressalto apresenta uma superfície livre com ondulações e ocorre a formação de ondas que podem se propagar para jusante sobre longas distâncias.
4) Ressalto Estacionário: 4,5 < Fr1 <
...