Desenvolvimento De Um Vant
Dissertações: Desenvolvimento De Um Vant. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: BrunaSMR • 4/4/2014 • 1.163 Palavras (5 Páginas) • 405 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Segundo pesquisas o setor agrícola tem crescido bastante no Brasil e o país em pouco tempo de tornará o numero um no ranking mundial do agronegócio. No Brasil para manutenção da produção agrícola existem duas formas de pulverização: a por meio de pulverizadores tratorizados e aviões tripulados.
Apesar da pulverização por aviões agrícolas tripulados ser mais vantajosa e econômica, existe limitações, pois essa prática é arriscada, além do vento causar a dispersão dos produtos em outras regiões provocando assim a contaminação de solos e envenenamentos.
Partindo desse pressuposto, se um veículo aéreo não tripulado tem capacidade de transportar uma carga paga que corresponde ao peso dos equipamentos necessários, esta pode ser uma alternativa mais barata e segura para pulverização em propriedades de pequeno e médio porte.
2. OBJETIVO
Este projeto tem por objetivo apresentar as etapas para o desenvolvimento de um veículo aéreo não tripulado (VANT) e a sua configuração para ser usado como plataforma para pulverização agrícola, possuindo este capacidade de efetuar manobras superiores a da aviação agrícola convencional, para pulverização de precisão em pequenas propriedades agrícolas e capaz de carregar uma carga paga de 24 L.
3. MISSAO TIPICA DE AERONAVE AGRICOLA
Missão típica idealizada para a realização de voo e pulverização por um Vant.
Fig. 1- Missão típica de aeronave agrícola.
4. PADRÃO DE PULVERIZAÇÃO
No trabalho de pulverização a taxa de pulverização que também é denominada de volume de aplicação (l/ha) é o volume de liquido pulverizado sobre uma área de 1 ha.
Fig. 2- Categorias de aplicação via liquida.
O sistema de pulverização pelo sistema de aplicação área é UBV, que utilizam defensivos altamente concentrados formulados em óleo, pulverizados com neblinas de gotas finas e em volumes de 0,5 a 5 litros por hectare. Essa vazão é ajustada pelo operados do Vant ou é ajustado pelo sistema de controladores automático de vazão, considerando a taxa de aplicação (l/ha), velocidade de aplicação (Km/h) e a largura da faixa de deposição da pulverização (m).
5. LISTA DE PRIORIDADES DO PROJETO
• Fácil manutenção
• Boa manobrabilidade e controlabilidade
• Segurança
• Eficiência durante a pulverização
6. METODOLOGIA
A metodologia tipicamente utilizada para o desenvolvimento desse tipo de projeto será o listado abaixo:
• Especificações do Projeto:
- Finalidade da aeronave
- Desempenho almejado
- Missões Típicas
- Características Pretendidas
- Requisitos
• Estudos Preliminares:
- Métodos comparativos
- Lista de Prioridades
- Delimitação do Projeto
• Anteprojeto
- Esboço inicial
- Escolha do perfil de asa e empenagem
- Estimativa de Peso
• Projeto
- Calculo aerodinâmico
- Estimativa de peso
- Calculo de Carga
• Fabricação
• Ensaios no Solo
• Ensaios em Voo
7. CONSTRUÇÃO
7.1. Configuração do Vant
A aeronave foi monoplano de asa alta, com asa de configuração mista, sistema propulsivo “tractor”, trem de pouso no modelo triciclo, empenagem em H, com um motor O.S. 61 FX e baterias de níquel-cadmio para a parte elétrica.
Objetivando:
- Reduzir peso
- Aumentar a carga útil a ser carregada
- Maior sustentação
7.2. Delimitação de Dimensões e Esboço do Projeto
Para delimitação de dimensões do avião é necessário fazer o esboço inicial do avião no programa Autocad, o qual possuirá os tamanhos estabelecidos conforme mostra a tabela abaixo.
Fig. 3- Tabela apresentado as dimensões do avião.
O esboço do projeto realizado no Autocad a partir das dimensões apresentadas na tabela acima está disposto logo abaixo.
VISTA SUPERIOR
VISTA FRONTAL VISTA LATERAL
7.3. Construção
Através do Software XFLR5 a simulação para o perfil S1223-E423 utilizado na Asa, com fixação na fuselagem e configuração de asa alta.
Materiais utilizados:
- Resina Epóxi
- Catalisador
- Fibra de Carbono
- Monokote
Fig. 4- Configuração da Asa.
7.4. Empenagem
A empenagem utilizada no avião tem a configuração em “H”. Que será construída com:
- Isopor P2
- Madeirite
- Resina Epóxi
- Catalisador
...