Determinaçao de Densidade
Por: koala1500 • 7/11/2016 • Relatório de pesquisa • 885 Palavras (4 Páginas) • 242 Visualizações
Determinação da densidade
Resumo.
Neste relatório, será apresentado algumas experiências simples para determinar a densidade com equipamentos básicos do laboratório.
INTRODUÇÃO
As substancias químicas possuem propriedades físicas distintas de tal modo que, a determinação minuciosa dessas propriedades, pode levar á sua identificação. Essas propriedades, tais como: ponto de fusão ponto de ebulição e densidade que tem valores estabelecidos para cada substância, não depende da quantidade de substância e são chamados de propriedades intensivas. Na analise de uma amostra desconhecida as comparações das propriedades físicas obtidas para essa substância com os dados da literatura pode conduzir a sua identificação.
As propriedades físicas, geralmente listadas nos Handbooks, são: cor, forma cristalina (se solido ), índice de refração (se liquido), densidade, solubilidade em vários solventes, ponto de fusão, ponto de ebulição e características de sublimação. Quando um novo composto é isolado ou sintetizado, essas propriedades, quase sempre, acompanha o registro na literatura. A densidade de uma substância é a razão da sua massa por unidade de volume; ela pode ser obtida, matematicamente, pela divisão entre esses dois valores. A forma é d=m/v, onde d é a densidade, m a massa e v o volume. Mesmo que a massa e o volume dependam da quantidade da substância (essas são as propriedades extensivas), a razão é constante, a uma dada temperatura. As unidades de densidade mais empregadas são: g/ml ou g/cm^3. Em experimentos químicos é de suma importância utilizar o volume das soluções de forma exata e precisa, para que se possa proporcionar a máxima exatidão nos dados e resultados obtidos. Por isso, a aferição do mesmo no menisco de vidrarias é essencial para maior confiabilidade das análises final.
Objetivo.
Objetivo principal desta pratica é aprender a manusear balança analítica, pipetas, provetas e demais vidrarias, analisando suas precisões e exatidões, de modo a desenvolver a habilidades dos discentes quanto ao uso de aparelhagens, para evitar problemas futuros como má aferição de pesos, volumes e técnicas de manuseio, que influenciam diretamente nos métodos e reações químicas que serão realizadas no decorrer das aulas práticas. E ainda noções e esclarecimentos sobre algarismos significativos.
E determinar a densidade de varias amostras ( agua,álcool,areia, brita, cimento, óleo), demonstrando nessa forma um dos métodos de determinação das propriedades físicas das substâncias.
PARTE ESPERIMENTAL
- 2. Procedimento Experimental 2.1. Materiais e Equipamentos
- Materiais Reagentes
- Balança analítica Água
- Proveta de 50 mL , 100mL e 500 mL
- Pregos (de ferro ou de aço)
- Pisseta
- Brita
- Água destilada
PROCEDIMENTO
Colocar uma placa de petri na balança e zerar. 2. Adicionar o sólido a ser pesado (moedas, pedras, fio de cobre e pregos). 3. Anotar o valor da massa, zerar a balança e retirar o todo o recipiente. 4. Repita o procedimento com os diferentes materiais sólidos.
. Pese aproximadamente 5 g de prego(s) e anote sua massa. 2. Coloque água destilada na proveta até aproximadamente a metade de sua capacidade total. Ajuste o menisco e anote o volume. 3. Introduza cuidadosamente o(s) prego(s) na proveta (sugestão: incline a proveta num ângulo de aproximadamente 30° ao introduzir a amostra, para evitar o impacto entre a amostra e o fundo da proveta e para impedir que parte da água destilada espirre para fora). 4. Anote o novo volume. 5. Calcule a diferença entre o volume inicial e o volume final. Esta medida fornecerá o volume da amostra. 6. Com os resultados obtidos acima, calcule a densidade da amostra.7 repita o procedimento para as demais amostras anotando todos os valores encontrados.
...