Determinação Do Esforço Cortante E Momento Fletor
Trabalho Escolar: Determinação Do Esforço Cortante E Momento Fletor. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcelopsouto • 16/11/2014 • 313 Palavras (2 Páginas) • 1.607 Visualizações
INTRODUÇÃO
Esforço cortante é um esforço que tende a “cisalhar” com tendência de cortar a viga devido aos esforços provocados pelas forças que atuam na barra. O momento fletor em uma seção de uma barra é o esforço que tende a deformá-la por flexão ao qual tende a “curvar” uma viga por exemplo. (como uma régua curvada).
OBJETIVO
Analisar de forma sucinta quanto que o momento fletor deforma por flexão uma viga. E quanto que o esforço cortante tende a cisalhar uma barra. Demostrando estes valores obtidos por meio de diagramas.
PROCEDIMENTO DE ANÁLISE
Os diagramas de forças cortantes e momento fletor de uma viga são construídos por meio do seguinte procedimento.
Segundo Hibbeler (1997, p. 210)
Reações de apoio.
Determinar todas as forças reativas e conjugadas que atam sobre a viga e desdobrar em componentes todas as forças que atuam perpendicularmente e paralela ao eixo da viga.
Funções de cisalhamento e momento fletor.
• Especificar coordenados separados x com origem na extremidade da viga.
• Secionar a viga perpendicular a seu eixo a cada distancia x desenhar o diagrama de corpo livre. Certificar-se de V e M sejam mostrados atuando no sentido positivo, de acordo com a convenção de sinal.
• A força cortante é obtida somando as forças perpendiculares ao eixo da viga.
• O momento é obtido somando os momentos em torno da extremidade secionada do segmento.
Diagrama de força cortante monto fletor.
Esquematizar o diagrama de força cortante (V versus X) e o diagrama de momento fletor ( M versus x).
Em geral, é conveniente mostrar os diagramas de forças cortante e momento fletor diretamente abaixo do diagrama de corpo livre da viga.
CONCLUSÃO
Sabendo-se calcular o valor do momento fletor e da força cortante nas infinitas seções de uma viga torna-se possível traçar diagramas ou gráficos que representam estes esforços para um melhor analise e entendimento dos esforços atuantes em uma viga.
REFERENCIAS
HIBBELER, R.C. Resistencia dos materiais. 7º edição. S. C. Fan Nanyang Technological University.
...