Diagrama de estado do ciclo de instrução
Abstract: Diagrama de estado do ciclo de instrução. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: mdfndofsln • 19/12/2014 • Abstract • 227 Palavras (1 Páginas) • 472 Visualizações
Figura 9.1: Diagrama de estado do ciclo de instrução
\begin{figure}
\end{figure}
Representação da Instrução
No interior do computador, cada instrução é representada por uma sequência de bits. A instrução está dividida em campos, correspondentes aos elementos constituintes da instrução. Este esquema da instrução é conhecido como formato da instrução. Um exemplo simples é apresentado na figura 9.2. O formato de instrução do IAS é mostrado na figura 2.2, como um outro exemplo. Na maior parte dos jogos de instruções é usado mais do que um formato. Durante a execução da instrução, uma instrução é lida para um registo de instrução (IR) no processador. O processador deverá ser capaz de extrair os dados dos vários campos da instrução para executar a instrução requerida.
É difícil, tanto para o programador como para o leitor de manuais, haver-se com representações binárias de instruções máquina. Assim, tornou-se prática comum usar uma representação simbólica de instruções máquina. Um exemplo disto foi usado para o jogo de instruções do IAS, na tabela 2.1.
Os opcodes são representados por abreviaturas, chamadas mnemónicas que indicam a operação. Exemplos comuns incluem
ADD Soma
SUB Subtrai
MPY Multiplica
DIV Divide
LOAD Carregar dados da memória
STOR Guardar dados na memória
Os operandos são também representados simbolicamente. Por exemplo, a instrução
ADD R,Y
pode significar somar o valor contido na posição de dados Y ao conteúdo do registo R.
Neste exemplo, Y designa o endereço de uma posição de memória e R designa um registo particular. É de
...